sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Resenha - Em chamas

Titulo: Em chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413
Sinopse:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Collins nos presenteia com uma continuação de tirar o fôlego, em que o amadurecimento dos personagens e a ação, são ingredientes somatórios a experiencia  de viajar para Panem.

Em chamas não continua exatamente de onde parou Jogos Vorazes, mas de um ponto próximo, Katniss já está morando em sua casa nova com sua família e têm como vizinhos, Peeta e Haymitch, seu mentor.
Apesar de agora rica e com comida de sobra, Katniss não consegue levar a vida assim, ignorando os problemas de uma sociedade sofredora.Ela tenta ajudar quem pode, inclusive a família de Gale, agora, um trabalhador das escravizantes minas do distrito.

Katniss, percebe que se engana amargamente quando pensava que sua continuaria assim, calma,  caçando às escondidas, e sossegada, o ato que salvou ela e seu companheiro Peeta, os colocou em grandes riscos.Alguns distritos, entenderam aquele ato, o de sobrevivência mútua entre ela e ele, um sinal de de esperança, de que nem tudo esta perdido, o que leva a alguns distritos tentarem lutar por seus direitos, e obviamente isso não é bom.

O Presidente Snow, está mais do que todos, convencido de que o ato que salvou Katniss e Peeta, foi antecipadamente preparado como um ato de rebeldia, e não tolera.Põe cartas na mesa, Katniss precisa fingir uma paixão enlouquecedora por Peeta ( "e ele por ela") para toda a Panem, o que será possível por meio da Turnê da vitória, onde os vencedores dos Jogos, viajam por toda a Panem, cedendo entrevistas e fazendo aparições públicas.

Isso não dá certo,  ja estava feito, Katniss era o Tordo, o símbolo de esperança, e seria praticamente impossível mudar isso.

O melhor de sequencias bem escritas, é que podemos acompanhar o crescimento e amadurecimento dos personagens, o que nesse livro é uma característica marcante, é visível o amadurecimento pessoal não só de Katniss, mas de Peeta também.

Porém, o equílibro perfeito que mantinha Jogos Vorazes perfeitamente na balança, acaba cedendo quando Collins foca demais na confusão romântica entre Katniss - Gale e Peeta, não é que ele não seja bom e bem escrito, mas é que, Collins tinha o nosso foco na questão política e social de Panem, e ele acabou se dispersando ligeira mais perceptivelmente.É importante reafirmar que ele não é ruim, mas parece ter ocupado o lugar de coisas mais importantes.
Não tenho vergonha em me declarar completamente TEAM-PEETA.

Continuo afirmando pra quem quiser ouvir que Collins é a melhor autora que ja li, e seus melhores são os melhores que ja tive o prazer de ler, vale a pena, Acredito.

"Eu sou o tordo, o Simbolo da esperança"Katniss, Catching Fire

6 comentários:

  1. Valeu pela resenha
    me ajudo muito na escolha do livro

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a resenha ajudou você, e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Realmente a Collins tirou um pouco do foco da versão política, acho que isso foi o que mais diferenciou Em Chamas do livro Jogos Vorazes, o ruim também foi a demora pro clímax chegar =/
    Mas mesmo com isso tudo acho que Em Chamas foi uma ótima continuação de JV. E embora eu ame o Gale com a Catnip, também sou team Peeta shauhsuahsu
    Acho o amor de Gale pela Katniss um pouco obsessivo, mas mesmo assim gosto deste par, por outro lado o Peeta a ama e mesmo que ela escolha outro caminho ele continua mesmo assim a protegê-la.
    Adorei a resenha!

    Thamires R.
    Laço de Cetim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, concordo com você, acho o amor de Gale pela Katniss um pouco obsessivo.

      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)

      Excluir
  4. Putz, eu li este livro agora pouco, é realmente imperdível...! Não sei como a Suzanne pode fazer toda esta trama em apenas três livros..! Ela é um gênio, e é por causa dela que eu escrevo minha Fanfic super renomada Your Hunger Games, que está indo para a III temporada, já. Queria saber algo, vocês usam Nyah!?

    ResponderExcluir
  5. E lá vou eu me alimentar de spoilers e me torturar por ainda não ter lido o livro... Sim, tenho um lado masoquista... xD
    Eu realmente tinha me perguntado se essa série não tinha um romance em algum momento, sempre a citam pela politica e os jogos.
    Gosto do estilo das resenhas, em que apontam não só os ápices, mas tambem o declinio do livro. Isso ao invés de desvalorizar ou fazer perder a vontade de ler faz exatamente o contrario, atiça pra conferir e criar o nosso proprio ponto de vista no assunto. Muito bom mesmo!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo