terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

[Resenha] Eve & Adam - Michael Grant e Katerine Applegate














  Quando nenhum namorado é perfeito. Construa o seu.


E aí que o autor de uma das minhas séries favoritas ( Gone) resolve lançar um livro com uma autora que ficou bem popular nos últimos tempos (Ela escreveu O Grande Ivan). Só de pensar nisso minhas expectativas já foram lá pra cima, quer dizer, Gone é uma série MUITO bem escrita, um dos meus livros favoritos até hoje, então, é claro que eu esperava só o melhor desse livro. 

Bom, que pena.

A premissa é interessante, veja bem: Eve é filha de Terra, uma biomédica dona de uma empresa bilionária que trabalha no ramo da biomedicina ( bi,bi,bi). Nessa empresa que se Chama Spiker novas descobertas medicinais são feitas constantemente, coisas como curas de doenças até então incuráveis, etc.

A vida de Eve segue normal até que um acidente quase fatal a deixa hospitalizada. Antes que se dê conta, um dos muitos funcionários de sua mãe, Solo, a tira do hospital e a leva para as instalações da Spiker. A partir daí sua vida se torna um isolamento entendiante até que sua mãe lhe põe a frente de um projeto inovador : Um programa de computador capaz de fazer com que pessoas normais possam manipular genês e DNA, em outras palavras, seria um Software pra construir pessoas. Tudo hipotético, obviamente.

O que acontece é que no meio de seu isolamento Eve percebe que talvez seus machucados estejam se curando rápido demais, e além disso, parece que Solo misteriosamente odeia sua Mãe, mulher que o deu abrigo em momentos difíceis. E aparentemente também, Solo parece saber de coisas que outras pessoas não sabem.

A estória se desenvolve a partir daí, e é uma pena que falhe miseravelmente.

Pra começo de conversa somos apresentados a Eve, uma protagonista influenciável e nada objetiva, que muda de ideia em uma velocidade impressionante, totalmente "maleável". De personagens secundários temos a inútil Aislin, a melhor amiga bonita, extrovertida e um pouco atirada. Temos Solo, o rapaz bonito que esconde segredos obscuros e parece misteriosamente inteligente demais para um garoto que entrega pãezinhos ( palavras do livro, não minhas) e claro, a mãe megera.

Não posso negar que gostei do começo do livro. As primeiras 80 páginas foram clichês, mas divertidas, e eu realmente pensava que os autores poderiam chegar a algum lugar. O motivo principal disso é que o Plot era interessante, o Slogan "Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu" foi uma das coisas que me fez querer o livro, e infelizmente tenho que dizer que isso se refere a uma parte muito pequena da história.

Os personagens não se desenvolvem. Embora a narrativa dos autores seja rápida e que os capítulos curtos tenham deixado o livro dinâmico, nada disso compensa a falta de fundamento e profundidade da história.

É melhor nem falar da "jogadinha inteligente" que os autores tiveram, em colocar o nome da personagem principal como Eve e faze-la sofrer um acidente que envolve uma maçã. Aqui tambem há um grande problema de tradução : Eve e Adam faz analogia a Adão e Eva ( o nome feminino colocado provavelmente pra dar uma força a protagonista. Missão mal sucedida), eu sei que é quase lógico, mas pode ser que alguma criança que esteja lendo não faça essas associações. 

A edição brasileira ficou caprichada; A capa está bem bonita e instigante, a diagramação tem detalher bonitinhos e a tradução tirando aquele defeito citado ali em cima está ok.

Fica aqui a minha decepção. Michael Grant pra mim era um dos melhores autores atualmente, uma pena ter escrito essa bomba, o pior é que era um livro com potencial. Os autores perderam a oportunidade de escrever uma ficção científica bem interessante. Uma Pena.

Autores : Michael Grant; Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Páginas :267
Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina.

Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida!

Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.


Minhas frustações ficam por aqui mesmo, hahaha.
Não deixa de comentar aqui embaixo se você gostou da resenha, e caso já tenha lido o livro não esquece de me dizer o que achou!

A gente se vê!

10 comentários:

  1. Me apaixonei por esse livro no instante em que vi a sinopse e a capa. Tudo lindo, maravilhoso e com tudo para ser ótimo. Mas então comecei a ver as resenhas e elas sempre falam a mesma coisa: a trama não tem pé e nem cabeça e os autores falharam miseravelmente. Não li, mas fiquei decepcionada, porque tinha me empolgado. KKKKKK Talvez um dia eu pegue o livro só para ver o desastre por mim mesma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso hahahahaha. Foi uma decepção enorme, mas quem sabe você gosta né?

      Beijos

      Excluir
  2. Oiee!
    Pena o livro ter sido decepcionante, é ruim quando a gente se enxe de expectativas e bum, descobre que o livro não é aquilo tudo.
    Eu nunca tive interesse por esse livro então pra mim não fez diferença alguma.
    O negócio agora é partir pra outro.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Minhas expectativas estavam altíssimas, e quando eu vi que o livro não era nada daquilo que eu esperava a decepção foi grande.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi! Muitos estavam animados com esse livro quando foi lançado, mas eu não conseguir me gostar. Eu não curto muito o gênero ficção cientifica ( Se eu não me enganei, ele é este tipo de leitura). Mesmo não gostando sei e consigo admirar as belas obras que tem nesse estilo, mas essa infelizmente não parece ser tão boa. Tinha tudo para ser bem desenvolvido, mas senti como se o livro foi encaminhado para um romance adolescente, isso foi um erro, todos esperavam um conteúdo "maduro". Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, tudo bem? Eu adoro Ficção científica, e acho bem interessante quando o autor consegue fazer ficção ficar mais inteligente para adolescentes, e era isso que eu esperava nesse livro, infelizmente não rolou :(

      O Romance até é legal se não atrapalhar e enrolar a trama inteira!

      Beijos

      Excluir
  4. Não cheguei a ler o livro, mas pelas resenhas ele tbm foi uma decepção p mim. Uma das coisas q achei mt estranha foi a perfeição exagerada do Adam, uma coisa muito utópica. Outra coisa foi o fato de vc n conhecer realmente os personagens pq eles não se desenvolverem :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de desenvolvimento dos personagens é uma coisa que sempre me incomoda. Acho que o livro foi uma decepção geral.

      Excluir
  5. hahahahaha eu ri com seus pontos ressaltados... que coisa sem sentido!
    Tinha achado a capa legal, a sinopse mais ou menos achando que seria uma coisa estilo X-Men, sei lá, mas fui totalmente desmotivada pela sua resenha e ainda tem o possível triângulo amoroso, coisa que detesto.

    ResponderExcluir
  6. hahahahaha eu ri com seus pontos ressaltados... que coisa sem sentido!
    Tinha achado a capa legal, a sinopse mais ou menos achando que seria uma coisa estilo X-Men, sei lá, mas fui totalmente desmotivada pela sua resenha e ainda tem o possível triângulo amoroso, coisa que detesto.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo