terça-feira, 16 de junho de 2015

Franquia de sucesso volta aos cinemas de forma pálida e limitada.

Mais de uma década se passou desde o lançamento do último capítulo da trilogia dos dinossauros, e desde então as especulações sobre um possível retorno de uma das franquias mais rentáveis da década passada eram constantes.

Em 2013, houve a confirmação e esse ano, mais precisamente no dia 11 de junho houve sua estreia brasileira. Eu estava lá no dia da estréia e vou falar pra vocês quais foram as minhas conclusões.

Mesmo com todo o avanço da tecnologia que pode ser empregada na indústria cinematográfica atualmente, filmes sobre dinossauros são praticamente inexistentes. O motivo é simples: São caros. Extremamente caros pra ser mais exato. Jurassic World por exemplo, com um orçamento de 180 milhões ainda evitava exibir constantemente as feições de suas feras focando nas patas e sinto dizer, rabo. Além disso, me dói ter que falar que a "mesquinharia" da produção milionária não para aí. Além das feições, a produção limita também o desenvolvimento de seus personagens transformando todos em esteriótipos descarados de filmes família e de aventura; o irmão mais velho que trata o mais novo como lixo, o grande biólogo/cientista/aventureiro/treinador (Chris Pratt aqui praticamente confirmando que tem tudo para ser o próximo Indiana Jones) e é claro, a figura feminina, exemplificada aqui pela administradora do parque ( que, é obvio, corre o filme inteiro de salto, diminui o tamanho da roupa para explorar a floresta e, por último, tem que ter alguma relação com o macho da trama).Impressionante.

A estória é a seguinte: os irmãos Zach e Gray Mitchel são enviados pelos pais para passar um período de suas férias no até então mais famoso parque temático do mundo, o Jurassic World, que teria sido reinaugurado depois dos acontecimentos trágicos dos filmes anteriores. Logicamente, os irmãos protagonistas não poderiam passar horas e horas em filas e claro, contariam com a ajuda e guia de sua tia Claire Dearing, doutora chefe e administradora do parque.É obvio que os irmãos teriam uma relação muito ruim, enquanto o mais velho - Zach- não apresenta um pingo de felicidade ao ir para o parque, parecendo mais preocupado com sua namorada/amor da vida/Crush infinita ( que nem é mencionada novamente no filme), Gray não consegue conter a emoção, afinal, está realizando seu maior sonho. É apaixonado por dinossauros, sabe de cor seus nomes, composições químicas e tudo o mais . A sequencia em que os irmãos entram no Hall de entrada do salão principal do parque e o menor vai loucamente nos computadores criar seu gene virtual é engraçada. Motivo? Dez minutos depois o rapazinho nem se lembra mais dessa inteligência toda e só sabe gritar e elogiar o  biólogo/cientista/aventureiro/treinador. Falando nele, é aí que entra nosso hipnotista de dinossauros! Chris Pratt vive Owen Grady, o cientista gente boa que defende e fala com os ex-extintos.



Como o capitalismo é sujo e devorador, para atrair novos investidores, o dono do parque - Indiano travestido de Tony Stark- decide criar a primeira espécie de dinossauros gerada totalmente em laboratório, a partir da manipulação de genes. "Maior e com mais dentes". Isso não ia dar certo é nunca, e então assim que temos nossa máquina devoradora do trailer.

O ritmo do filme foi algo que também me incomodou, os acontecimentos iniciais pareceram levar décadas para se desenvolverem, enquanto o "final" foi apressado demais. Falando em final, é impossível não falar no desfecho, ou melhor, do modo como a "maior batalha desumana e impressionante dos dois maiores dinossauros que já existiram" terminou: do jeito mais tosco possível. Me recusei a acreditar quando aconteceu.

A direção ao menos, aparentemente conduziu com mão firme o roteiro esculhambado, mesmo que a fotografia tão básica não tenha ajudado muito. O maior ponto positivo fica para o visual do parque e para o elenco mesmo. Cenografia estava afiada e o parque incrível. O elenco, coitado, fez o que pode com esses personagens estereotipados, e se deram bem. Destaque para o ator mirim Ty Simpkins, que fez que seu personagem, Gray, não fosse apenas uma criança chata.

O principal problema de Jurassic World, ao meu ver, foi subestimar seu público. Os adolescentes de hoje não são os mesmos que se impressionavam fácil com qualquer CGI dos anos 90, e já não é tão fácil assim fazer os jovens acreditarem em qualquer coisa. 

Talvez os pais saudosistas sintam aquela pontada no coração ao sentirem  que estão sendo homenageados,ou talvez assim como eu, achem que estão sendo ludibriados. Estamos falando de um filme que se limitou sozinho, não tem como defender.

16 comentários:

  1. Estava louca pra ver esse filme agora tu me murchou legal rsrs.
    Ri muito com a parte do rabo e concordo muito com coisas que vc falou
    Esperava algo mais no cinema nesse filme tbm e agora estou morredno de medo de ir e me decepcionar. Como assim ela corre de salto? Todos sabem que isso é impossível :o

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    para ser sincero, não sou muito fã desses filmes, digo que não vou verm mas volta e meia eu desisto assisto
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não sou muito fã de dinossauros, então esse é um filme que não me atrai desde sempre. Nem o velho, nem o novo.
    Assistiria esse só pelo Chris Pratt hahaha!
    E concordo com diversos pontos que você mencionou.
    Uma pena o filme não ter alcançado suas expectativas.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Nossa, eu estava (aliás, estou ainda) super animada pra ver esse filme! Há tantas especulações acerca dele que é impossível não se deixar levar. Mas é bom ler algo realista como o que escreveu. A maioria dos espectadores não fazem uma análise tão profunda como você... Vou ter os pontos levantados em mente quando eu assistir ao filme.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  5. Oi João, tudo bem?
    Li uma resenha do filme totalmente contrária à sua, pois a que li super elogiou tudo, mas de qualquer forma, não é um filme que eu vá assistir, pois não gosto de dinossauros (exceto no Em Busca do Vale Encantado).
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Eu estava louca para ver o filme e ainda não havia visto as críticas a respeito dele, mas depois de ler seu post me desanimei um pouquinho, mas não muda o fato de que ainda quero ver, é um clássico!!! tenho que tirar minhas conclusões, mas me irrita bastante quando o começo é bem lentinho, quase empurrando com a barriga e o final totalmente corrido, valeu a dica e quando eu assistir já vou saber mais ou menos o que esperar do filme.

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu ODEIO esse filme, sério não há coisa que eu detestei mais do que filmes assim. Acho sim que tem efeitos dignos, a história é fascinante, mas eu morro de medo dessas coisas. Dinossauro é lindo, mas bem longe de mim. Gosto muito do diretor do filme, mas mesmo assim eu odeio muito esse filme cara! Sério mesmo(já repeti isso várias vezes) Eu tenho uma aflição gigantesca quando passa o trailer dele, fora que nem assistir o primeiro todo, não tive coragem. Vou passar bem longe desse filme, to fora!!!

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi muita graça em Jurrasic Park e assim como você disse não acredito que os jovens de hoje vão se impressionar.
    Foi só mais uma manobra para ganhar dinheiro e na minha opinião desnecessária.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro essa série de filmes, assistia o primeiro direto! Quando soube que ia sair filme de Jurassic Park novo fiquei muito feliz! Mas agora desanimei de saber que ele não foi tudo isso. Assistirei mesmo assim.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Eu achei o filme muito maneiro. Tudo bem que a parte técnica deixa um pouco a desejar, mas são dinossauros comendo seres humanos, gente! Só isso em si já me parece foda demais!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá. Esse filme é um gênero que não curto muito, então não, infelizmente não me acrescentou nada. Que pena que o filme não te agradou em todo.
    Enfim, beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu nunca gostei de Jurassic Park e esse novo filme não enche meus olhos. Que pena que a história tenha se mostrado tão limitada e sem recursos cinematográficos que convençam seu novo público.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu assistia Jurassic Park sempre que passava na tv, chegava até enjoar, ainda não vi esse, mas quero ver, apesar de estar bem enjoada de Jurassic, mas quem sabe este me chame atenção.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  14. Oi João,
    Fizeram tanto alarde no lançamento deste filme...
    Bom, eu me contento com qualquer coisa que tenha dinossauros, simplesmente AMO estas criaturas e fico do lado deles e contra os humanos, sempre. Então, natural que eu não reparasse nos pontos negativos que você citou. Quem sabe um dia algum autor escreva um livro brilhante sobre dinossauros e resolvam filmá-lo, pode ser que tenham mais sucesso, visto que a criatividade está desaparecendo. Ultimamente é mais fácil reproduzir (muito mal) os livros de sucesso... Esperemos!
    Ótima crítica, perfeita.
    Um beijo!
    Blog Monykisses
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi, João!
    Poxa, eu realmente estava ansiosa para ver o filme, mas é tanto comentário negativo que até desanimo. Todos estão reclamando da extrema estereotipagem e machismo presentes na obra, mas acho que realmente vou assistir. Nem que encare só como um filme de diversão e tente ignorar esses detalhes incômodos.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo