segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[Resenha] Apenas um ano - Gayle Forman

 Gayle Forman prova mais uma vez porque é uma das autoras mais  promissoras da literatura jovem atual.

"Justamente os dias que queremos que durem são aqueles que duram um, dois, três segundos."


Em "Apenas um dia" Gayle Forman tinha a missão de apresentar os personagens e desenvolver seu enredo, coisa que fez brilhantemente bem. Já em "Apenas um ano" a história é outra. Com os personagens já apresentados e a trama praticamente finalizada, o leitor tinha que se interessar o bastante a ponto de ler a mesma estória sobre outro ponto de vista, dessa vez seríamos os olhos de Willen.

Ao contrário do que a Editora Novo Conceito anuncia na capa, "Apenas um ano" não é a continuação de "Apenas um dia", como eu já disse, se trata da mesma estória só que agora narrada por outro protagonista, o que é arriscado justamente pela dificuldade em manter o leitor interessado ( por se tratar de um livro para jovens adultos, é mais arriscado ainda, já que o público perde o interesse muito rapidamente) , pois de um jeito ou de outro o leitor já conhece e sabe qual será o final. A grande sacada de Gayle, por incrível que pareça, foi não desenvolver seu personagem muito bem no livro anterior de forma que lacunas sobre a personalidade de Willen ainda estivessem abertas e pudessem ser preenchidas aqui.

"Apenas um ano" começa com Willem em um hospital se recuperando de graves ferimentos e com uma grande confusão mental. Aos poucos começa a se lembrar dos acontecimentos que o levaram a estar ali e a lembrança de sua "Lulu" começa a tomar conta de seus pensamentos. A partir daí começa uma busca não apenas para talvez encontrar o grande amor de sua vida, mas tem inicio uma jornada mundial de auto descoberta, onde Willen terá que lidar com sua família, seu luto ainda latente e consigo mesmo.

E é justamente nessa viagem de auto descoberta que a autora consegue mostrar a que veio; relatando detalhadamente e com muita riqueza cada novo destino de Willen. O sentimento que a autora faz  cada lugar trasmitir é o mais interessante nessa duologia. Vamos descobrindo cada lugar com o protagonista ao mesmo tempo em que ele se desenvolve e se torna mais humano.

É interessante ler o desenvolvimento gradual de Willem, de "garanhão" a "viajante apaixonado" muita coisa acontece e Forman conseguiu dar um toque de realidade a tudo isso, inclusive para os personagens mais secundários que desempenham papeis fundamentais na auto descoberta de Willem.

 A narração em primeira pessoa não prende o leitor apenas ao protagonista, é pessoal e impessoal, próxima mas não sufocante. Não consegui enjoar de Willem mesmo tentando. A leitura flui com rapidez e se torna cansativa apenas em alguns poucos momentos em que Willen se torna ligeiramente repetitivo.

Por fim, "Apenas um ano" fica como uma das melhores leituras do ano. Tecnicamente não é melhor que "Apenas um dia", mas pessoalmente o meu favorito. Como eu já disse, é um livro muito humano. Vale a leitura!

4.5/5




Título: Apenas um dia
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas : 385
Sinopse:Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,

Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

15 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nem Apenas um dia e nem Apenas um Ano, mas tenho muita curiosidade de realizar essas duas leituras! Já li 3 livros da Gayle e gostei bastante da escrita dela e a premissa desses dois livros são muito atrativas.

    Beijos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oieeee nossa eu me apaixonei pela escrita da Gayle recentemente quando li Eu estive aqui, sempre me interesse pelos livros dela, mas ainda não havia lido, fiquei super curiosa com a sua resenha, com certeza vai para a minha lista, beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Eu tenho apenas um dia, mas vivo adiando a leitura porque não gostei muito do livro se eu ficar. Amei sua resenha.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oláa, eu estou com esse livro para ler aqui na minha estante, e só não peguei ainda por falta de tempo e porque preciso ler o primeiro livro antes, daí estou esperando abrir um tempinho para pegar os dois já, adorei sua resenha e fico feliz em saber que o livro se tornou um dos favoritos!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá João,

    Eu comprei apenas um dia na promoção do submarino. Não li nenhum livro ainda mas ouvi falar bem da autora e sua resenha me motivou a quero ler.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas morro de vontade.
    Nunca li nada da autora, mas sempre vejo bons comentários, o que desperta minha curiosidade.
    Adorei a premissa desse livro e com certeza irei lê-lo. Vou comprar o primeiro logo :3
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Depois de assistir ao filme de Se Eu Ficar, minha curiosidade a respeito daquele e de outros livros da Gayle só aumentou. Como você citou, é realmente difícil escrever um segundo livro com a mesma história porém de outro ponto de vista, e saber que a autora fez isso muito bem, envolvendo o leitor nos novos destinos a que Willem vai, me faz ansiar ainda mais por adquiri-los em breve.
    Abraços!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Ainda não li nada da Gayle e quero muito.
    Não tenho problemas com livros que mostram a mesma história na visão de outro protagonista, na verdade é mais fácil eu gostar.
    Fiquei interessada na leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Tenho Apenas Um Dia aqui, mas só lerei depois que comprar Apenas Um Ano, depois que li Eu Estive Aqui, meio que me apaixonei pela escrita da autora.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,tenho vontade de ler os dois livros apesar de ter um pe atras. Mas acho que irei gostar sim.me pareceu ser leituras bem leves e agradaveis. Espero nao me decepcionar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu tô com o Apenas um ano encalhado aqui, sem vontade de começar a leitura. Depois da sua resenha deu até uma animadinha. Vou lá começar o meu. Hahauhahua

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que a continuação era de outro ponto de vista. Como gostam de fazer isso né? hahaha
    Eu até gosto! Vou ler o anterior antes.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Ou seja, são dois livros que poderiam ser um? Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho vontade de ler, já que sempre vejo comentários positivos sobre eles. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  14. oi ^^
    adoro livros naquele meio termo sabe. pq em primeira pessoa nem todo mundo sabe escrever, mas quando o autor consegue balancear entre o pessoal e o impessoal ajuda mt. vc sente como se fosse próximo e não ao mesmo tempo. se envolve com o personagem mas ao mesmo tempo tudo parece tão diferente. sei lá, as vezes dá nem pra explicar.
    nunca li nada da autora, mas o povo falar tão bem q eu vou tentar dar uma chance

    ResponderExcluir
  15. Ei, tudo bem? Estou passando para conhecer esse cantinho adorável graças ao convite que me fizeram lá no Skoob, e estou encantada! Parabéns, muito sucesso! Deem uma olhadinha lá no meu blog também, vai ser uma honra: https://meninadojardim.wordpress.com/. Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo