terça-feira, 31 de julho de 2012

Resenha - Jogos Vorazes

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Páginas: 397
Tradutor: Alexandre D'Elia
Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?




Resenha:
Misture elementos perfeitos, com um enredo incrível e inédito, personagens marcantes, caracterizção perfeita, a quantidade exata de romance e brutalidade, e ainda, um tapa na cara da sociedade atual, Temos JOGOS VORAZES


Não existe América do Norte, temos Panem, uma nação desigual divida em 12 distritos regidos com mão de ferro pela capital, neles a fome e o cansaço são elementos constantes.Após uma grande revolução, que resulta  na destruição do décimo terceiro distrito e em uma maior concentração de poder nas mãos da capital, são criados os Jogos Vorazes, neles, em cada distrito, um garoto e uma garota de 12 a 18 anos,são escolhidos como tributos, ou seja, representaram sua região lutando contra outros 22 competidores até a morte.
Katniss é moradora do pobre distrito doze, onde a devastação e a fome são elementos corriqueiros do cotidiano de praticamente todos, ela se vê obrigada a sustentar sua família após a morte seu pai ( um minrito e -ilegalmente-exímio caçador) ja que sua irmã Prim, e sua mãe são incapazes de faze-lo.Torna-se caçadora ilegal, e junto com seu amigo Gale, ganham a vida caçando animais na floresta proibida e vendendo no Prego, uma espécie de mercado negro local.
Sem saber o quê fazer quando sua amada irmã é escolhida como tributo aos Jogos Vorazes, ela se voluntaria.Toma o lugar da irmã.
E o tributo masculino também é escolhido, é Peeta Mellark, filho do padeiro da cidade, culpado de salvar a vida de katniss uma vez, anos atras.
Collins cria um universo diferente, sem comparações ou então semelhanças com outro enredo atual, dá vida a personagens incríveis e consegue, de uma maneira doentia, prender o leitor de forma desesperadora.
Temos uma narração em 1º pessoa de Katniss, perfeita, detalhada, sem excessos,Incrível, Katniss chama a atenção por ser uma personagem nova e muito inocente, mas da mesma forma, forte, valente e obstinada.
Seguimos com ela todos os Jogos, todas as dores, e é incrível, você se sentir Katniss, digo , sentir sua dor, seu medo, sua pouca, mas resistente esperança.
Peeta com certeza o protagonista masculino mais bem escrito que vi em toda minha jornada literária, impressiona, por sua inteligencia perspicaz, e por seu jeito discreto/encantador.
Suzanne ainda nos permite desfrutar de uma amizade inocente e invejável, não apenas entre Peeta e Katniss, mas entre Katniss e Rue, esse sim, um exemplo de sinceridade.
Por fim , derrama-se muitas lágrimas, aprende-se lições e pode-se concluir, Jogos Vorazes é um livro que marca, Para Sempre.


"-Não sei bem como dizer isso.É que... quero morrer como eu mesmo.Isso faz algum sentido?-Pergunta ele.Balanço a cabeça.Como ele poderia morrer a não ser como ele mesmo? - Não quero que eles mudem o meu jeito de ser na Arena.Não quero ser transformado em algum tipo de monstro que sei que não sou."


E viva a Collins \o/ 

7 comentários:

  1. Jogos Vorazes é um dos meus livros favoritos (apesar de, da trilogia eu prefiro, de olhos fechados "Em Chamas"), e realmente, ele tem tudo para ser ótimo e enfim. Resenha muito boa *-*
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já estou seguindo aqui.
    Estou louca para ler a trilogia e cada vez que leio uma resenha assim... minha curiosidade cresce! Já vi o filme, mas nada se compara a leitura.
    Abraço!
    Passa lá o blog.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi João!
    Obrigado pelo convite,já estou seguindo.
    JV está na minha lista faz tempo,acredita que ainda não consegui ler.É um pecado literário eu sei.E por não ter lido o livro ainda não assiti o filme,me matem logo,kkk.
    Gostei da sua resenha,são parecidas com as minhas,cheias de sentimento.
    Tem promo nova no blog Box dos Instrumentos Mortais + Anjo Mecânico,passa lá.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com.br/2012/08/promocaoinstrumentos-mortais-e-anjo.html#more

    ResponderExcluir
  4. AH SOU LOUCA PRA LER ESSE LIVRO! A e passando aqui tbm pra avisar que respondi um meme lá no blog e indiquei vc pra responder.
    http://manolasleitoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Ainda não li o livro, mas vi o filme e gostei, mas pra mim não é todo aquele fenômeno que estavam falando, estou esperando ver o outro filme para ver se vou realmente querer ler os livros.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , e obrigado pela visita,
      Então, o livro é bom, mas não passa nem a metade da emoção descrita nas páginas.

      Beijos e obrigado!

      Excluir
  6. Vocês vão me chamar de desantenada, louca, atrasada e falar que não sei o que estou perdendo. E eu vou acreditar. Mas, pasmem: ainda não li nenhum livro da série e nem vi o filme. Sim, podem jogar pedras nessa reles mortal aqui... xD
    Serio, sou uma bookaholic com problema de tempo... xD
    Acho que só no final do ano, após terminar a faculdade finalmente poderei alimentar sem dó nem piedade esse meu vicio e ai poderei acompanhar a série.
    Mas, para pasma-los ainda mais, acreditam que nunca tinha lido nem a sinopse do livro? Sim, o que sei foi ouvindo os amigos e colegas viciados. E sempre ouvi elogios. Mas, ao ler a resenha achei extremamente interessante, então logo que eu puder tentarei me redimir do pecado de não conhecer essa série... xD
    Muito boa a resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo