quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Autores na estante #2

 Oi gente, tudo bom? Espero que sim!

Tem muitas novidades boas, boas mesmo para contar, mas ainda não é hora.

Nesse post, eu vou, junto com vocês conhecer um pouco mais sobre uma das maiores autoras da atualidade, Suzanne Collins, autora fa famosa trilogia Jogos Vorazes.




Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.
Suzanne Collins
Iniciou a carreira em 1991, como escritora de programas infantis. Trabalhou em diversos programas para a Nickelodeon. Também foi a escritora-chefe de série animada Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment. Suzanne recebeu uma nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America por seu trabalho no aclamado especial de natal Santa, Baby! Depois de conhecer o autor James Proimos, quando ela trabalhava no programa Generation O! da KidsWB, se inspirou para escrever seus próprios livros voltados ao público jovem.

Alguns de seus programas:
  • Clarissa Explains It All
  • The Mystery Files of Shelby Woo
  • Little Bear
  • Oswald
  • Clifford’s Puppy Days
  • Santa, Baby!
  • Generation O!
 Outros trabalhos:
  • Fire Proof: Shelby Woo #11 (1999)
  • When Charlie McButton Lost Power (2005)
  • The Underland Chronicles: 
  • 1) Gregor the Overlander (2003)
  • 2) Gregor and the Prophecy of Bane (2004)
  • 3) Gregor and the Curse of the Warmbloods (2005)
  • 4) Gregor and the Marks of Secret (2006) 
  • 5) Gregor and the Code of Claw (2007)

Inspiração:
A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar. O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra.




A trilogia é uma reflexão, um espelho dos nossos tempos. Em minha opinião, ela é um aviso de que nós, como espécie inteligente, precisamos nos unir e nos salvar de um futuro que, ainda que remotamente, pode ser parecido com o de Jogos Vorazes. Fome generalizada, crianças enviadas para o matadouro da guerra, colapsos ambientais, atos terroristas e guerra nuclear não são coisas certas. Posicionando-se contra esses temas, Suzanne Collins nos traz uma história linda. Como leitores, nós nos importamos com os personagens e queremos desesperadamente que tudo acabe bem. Essa é a razão que faz com que os adolescentes gostem da série, mesmo que o romance não seja o foco principal.
                               Lois H. Gresh, autora do guia Hunger Gamer, A filosofia de Jogos Vorazes



6 comentários:

  1. Olá!
    Uma super escritora, hein!
    Gosto da forma como ela escreve e a realidade da triologia Jogos Vorazes é muito interessante, mas eu não me apeguei muito à série, por isso não posso dizer que é uma das minhas favoritas como da maioria das pessoas.
    Parabéns pelo post
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Fico feliz que tenha gostado do post,
      eu amo Suzanne Collins, e Jogos Vorazes, se tornou a minha série favorita, foi inevitável, hsuashaus

      Beijos,
      João

      Excluir
  2. João, Parabéns pelo blog. Selecionei o seu blog, para ganhar o selinho Versatile Blogger.

    Passa lá no meu blog e pega.

    Super beijo =*

    http://leituraecrecimento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, assim que puder passo lá e pego,
      Brigadão!!

      Beijos
      João

      Excluir
  3. Ainda não conheço a trilogia Jogos Vorazes, nem mesmo vi o filme (sim, não brigue comigo, please! xD). Mas, acho a premissa extremamente interessante. E agora conhecendo um pouco mais a autora começo a me interessar o pouco mais. Afinal, deu pra ver que ela tem boa bagagem nessa viagem em sua carreira e que escreveu com propriedade já que trabalhou muito com coisas juvenis e tem uma boa visão sobre a guerra por conta de sua familia.
    Mais uma autora que vai pra minha listinha de leituras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que legal conhecer mais sobre a autora Suzanne! Já me compararam á ela, num sei porque. E eu adoro os livros dela! Já li todos, e se pudesse voltava atrás pra poder ler de novo e sentir a emoção novamente correndo por minhas veias! Ela é uma escritora muito boa! Espero poder fazer sucesso assim como ela! AHA', um tanto difícil. Mas eu chego lá.
    Beijos, da Meell.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo