sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Feche Bem Os Olhos - John Verdon

TiTulo: Feche Bem Os Olhos
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
Páginas: 424
Sinopse:
David Gurney sempre foi viciado em resolver enigmas. Mesmo dois anos depois de ter trocado a carreira policial pela pacata vida no campo, sua mente investigativa não consegue resistir a uma boa charada. Foi assim com o caso do Assassino dos Números, um ano antes. Agora, a história se repete quando ele é convidado para trabalhar como consultor e ajudar a polícia a desvendar um instigante homicídio.
A princípio, David reluta em aceitar o convite, preocupado em preservar seu casamento, já que sua esposa, Madeleine, é totalmente avessa ao seu envolvimento em qualquer assunto policial. Porém, recusar-se a participar da investigação seria ir contra sua essência e David acaba se convencendo de que não conseguirá dormir em paz enquanto o criminoso estiver à solta.




Resenha:

John Verdon trabalhou durante muito tempo em agencias publicitarias na cidade de Nova York, ou seja, é um cara criativo, pode-se saber disso não apenas por estar em suas biografias mas pelo modo que arquiteta o enredo desse livro, não que para escrever suspense policial seja preciso muita criatividade ( não estou desmerecendo autores de suspense policial, mas as estórias normalmente seguem os mesmos padrões), mas é o modo como somos levados pela narrativa que faz desse livro, único.

David Gurney é um detetive aposentado, que se mudou da cidade grande para uma suposta vida tranquila no campo, vida essa que o livro nos da a entender, é constantemente incomodada por casos que precisam da ajuda de Gurney, pessoas o procurando para um serviço particular.

E é assim que Dave se envolve com o caso de Assasinato de Jillian Perry, uma mulher com problemas psiquiátricos  que foi assassinada de modo estranho em sua festa de noivado, todas as pistas apontam para um único suspeito, o jardineiro mexicano que Dr. Ashton, psiquiatra famoso, diretor de uma escola para meninas sexualmente abusivas, e marido da garota assassinada, contratou para trabalhar em sua casa, e  que inclusive mora em um chalé na propriedade do mesmo.

Logo de Início, Gurney se envolve em algo muito maior do que poderia imaginar, e quando se da conta, encontra-se em meio a um grande escândalo sexual, que além de coloca-lo em perigo, pode atingir quem ele ama.

Não sendo esse o primeiro livro sobre o detetive Gurney, de começo me senti receoso quanto à leitura, pensando que eles teriam ligações ou seja, pensava que "Feche Bem os Olhos" fosse uma continuação direta de "Eu sei que você está pensando", e não é, é um daqueles tipos de livro que mesmo envolvendo o mesmo personagem não interferem em livros anteriores ou futuros.


Feche bem os olhos é um livro de suspense investigativo que durante sua execução adiciona fatos que rapidamente se mesclam a narrativa original, Verdon faz isso com um controle impressionante, não deixando nada fugir dos rumos propostos. Gurney é um personagem incrível, com quem nos identificamos prontamente, é sarcástico, inteligente e de raciocínio rápido, por falar nisso, o humor negro na narrativa de Verdon é outro fato que faz o livro se tornar incrível. Mas por contra partida além de sermos apresentados às qualidades de Gurney, somos apresentados também à seus defeitos e inseguranças, o que da um ar de realidade maior à narrativa.Não só o protagonista é um personagem com essas características como também pessoas coadjuvantes.


Durante a leitura Verdon nos apresenta  a seguinte questão:
"basta agir de modo que o alvo "descubra' os fatos em que você quer que ele acredite a seu respeito, é só dar a ele um motivo poderoso para acreditar em seu papo furado e fazer com que ele queira acreditar em você[...]"
E é exatamente isso que acontece conosco, nos faz acreditar em fatos que são desmascarados no fim, o que pelo menos pra mim é inédito  afinal, em que outro livro somos apresentados a algo novo que acaba por ludibriar completamente?

MAS, como nem tudo é perfeito, tive problemas com um único fato: em alguns assuntos levantados durante a estória não há profundidade, ou seja, os assuntos não são explorados como deveriam, deixando espaços grandes que poderiam facilmente ser preenchidos.

Por fim, feche bem os olhos é um livro muito bom, não perfeito, mas dentro do gênero que tanto se limita, acabou por se tornar o meu favorito.

12 comentários:

  1. Eu estava querendo ler esse livro, mas acabei deixando de lado, já que tinha outras prioridades literárias. Porém ainda não está totalmente riscado não, já que ele parece ser muito bom.
    Agora eu não sei se essa "falta de profundidade" dos temas pode afetar ou não, depende MUITO do enredo, pelo menos ao meu ver. Só lendo mesmo pra eu ter uma opinião sobre isso. :)
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara, tudo certinho?
      Que bom ter você aqui :)
      Então, essa "falta de profundidade" não é algo que incomode, não interfere na leitura, Só que você percebe que eles poderiam ser abordados de um jeito melhor sabe?


      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)

      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Uau!!! Eu adorei sua resenha, e li meu primeiro romance policial (Private) e adorei. Esse parece ser melhor ainda. Acho que será o próximo!
    Poxa, me encantei com o gênero. Eu estava precisando de algo assim, entende? Um livro que prendesse *-*
    Agora estou lendo "O Lado Bom da Vida", mas quero terminar logo e pegar outro policial! HAHAHAHAHAHAH :D
    Beijão!!

    Beatriz Ramos - Letras & Folhas
    http://www.letrasefolhas.com :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea, tudo certo por aqui.
      Então, eu não gosto muito de James Patterson, pelo simples fato de ele usar ghost writers e assinar como ele mesmo, então meio que... né ?

      shauhsa

      SOU LOUCO PRA LER O LADO BOM DA VIDA, hsuahsua

      Beijos

      Excluir
  3. Muito bom! E eu adoro romances policiais! PAosposaps', mistério, e terros também sao bons contos de enígma! Mas estou ponderando, já existe muitos livros para minha lista de desejos...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros de investigação porque trabalham nossa mente, em busca de respostas para os enigmas.
    Gostei da resenha, quem sabe um dia lerei este livro. xD

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu estou doida por esse livro. Me apaixonei por John Verdon no livro Eu Sei o Que Você Está Pensando - que se você não leu, deveria.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse eu não conhecia. Apesar de ser meu gênero favorito, com a faculdade entrando em reta final acabei nem vendo as novidades. Achei bem interessante o tema proposto e adorei saber que se eu gostar da leitura ja tem outro do autor. Super vai para minha lista de leituras futuras!

    ResponderExcluir
  8. Olá!Já tinha me interessado por este livro somente pela capa que me chamou muita atenção.Mas por incrivel que pareça nunca tinha lido uma resenha dele.E a sua é a primeira.
    Então coomo já disse aqui em outras resenhas sou louca por livros com suspenses e misterios,principalmente quando o enredo é policial(hahahaha).Não sei,mas nem sempre me arrepende de uma leitura do gênero,pois como você falou muitos começam sempre com clichê sendo algo normal para livros do mesmos,porem sempre tem aquele toque que te prende.E este livro me prendeu de um jeito,que agora não tem como escapar desta leitura(hahahaha).

    Parabéns pela resenha!Você conseguiu me fazer adicionar mais um para minha lista.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  9. to doido pra ler esse livro, desde que vi uma resenha sobre o outro livro dele > EU SEI O QUE VOCE ESTA PENSANDO,e procurei mais coisas sobre o autor e axei este livro .parabens o site pela resenha ficou otima.

    ResponderExcluir
  10. Acho linda a capa deste livro, estou precisando de um livro bom como esse. Pois é, tá difícil achar um livro perfeito.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo