domingo, 11 de maio de 2014

[Resenha] A livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan


























"Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra [...] - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares.-Nem todo mundo. Há muita gente que, o senhor sabe... gente que ainda gosta do cheiro de livros- O cheiro! - repete Penumbra"

Ah Robin Sloan, que livro divertido!

Clay está desempregado. Após ter um curto período de sucesso profissional, a empresa para qual trabalhava faliu, o deixando sem emprego em plena resseção e apenas com um macbook e outras poucas coisas.

Atrás de qualquer emprego e estabilidade ( coisa que sua formação em artes não lhe garantia), Clay acaba arranjando um emprego em uma livraria que nunca sequer tinha ouvido falar, um ambiente antiquado e praticamente esquecido pelo tempo. Trata-se da Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, um lugar que, clay rapidamente percebe, guarda muitos segredos.













A principio, nosso protagonista não consegue entender como um lugar praticamente sem clientela nenhuma consegue se mantes em pleno funcionamento. Quase não aparecem clientes, além de algumas poucas pessoas aleatórias e os estranhos visitantes que costumam aparecer em horários incomuns procurando desesperadamente por volumes de um catálogo misterioso. Além de o próprio Mr. Penumbra, uma figura interessante e (diga-se de passagem) antiquada e misteriosa que Clay procura decifrar.

Robin Sloan conseguiu fazer o que é muito complicado no mercado editorial atual : Inovar. Ele criou uma trama super original e com elementos próprios, que em momento algum me fez pensar ou me remeter a algo que eu já tenha lido. Todos os elementos no enredo me soaram extremamente originais, e o trabalho de Sloan me impressionou bastante.

É um livro que nos faz refletir o impacto da tecnologia sobre o habito da leitura, uma aventura para os que amam ler e que permite refletir sobre o futuro do hábito da leitura.


Clay é o protagonista narrador, então é pelos olhos dele que somos guiados pela estória. Sua caracterização é muito bacana, e simpatizei imediatamente com ele e com suas tiradas sarcásticas e ideias estranhas. Mr. Penumbra é outra figura que me chamou bastante atenção, seu jeito acanhado e ousado me encantaram. Quanto aos personagens secundários tudo está de acordo, não há aquela coisa chata de todos os personagens que não são protagonistas parecerem a mesma coisa.

A narração de Sloan é bem fluída, o que acaba fazendo a leitura ser bem rápida. O desenvolvimento do enredo é bem ágil, e as coisas não demoram muito a acontecer, o que ajuda bastante a prender a atenção do leitor.

A trama que Sloan criou é bem engenhosa, e fiquei fascinado com o jeito que as coisas se resolveram. Tudo foi posto em seu lugar e não sobraram pontas para possíveis sequências.

Minha única observação negativa fica com a relação acelerada de Clay e Kat, me pareceu que tudo aconteceu de uma forma muito acelerada, em pouquíssimo tempo os dois já depositavam muita confiança um no outro sendo que nem se conheciam direito.



O trabalho da Editora Novo Conceito ficou primoroso. A capa é fantástica e muito superior se comparada à capa original. Tradução e diagramação foram muito bem feitas.Tudo muito bem feito por parte da editora.

Por fim, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra foi um livro que atingiu e superou todas as minhas expectativas, me surpreendeu e me impressionou de uma forma que há tempos não acontecia. Adorei!

                           
                                                         Sinopse:

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.Mas Jannon é curioso






Eu espero que tenham gostado da resenha pessoal!
Se você se interessou pelo livro ( e se não se interessou muito também, háhá) pode participar do Top Comentarista do mês de Maio, basta clicar aqui.
Desculpem o sumiço!


7 comentários:

  1. Oi João..
    Este livro é muito bom!
    Gosto de livros que retratam livrarias, acho bem interessante.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  2. Oi João :)

    Já li esse livro e não gostei. Para mim ele foi ficando confuso ao longo da narrativa e essa coisa de misturar tecnologia com sobrenatural não ficou legal. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho esse livro muito interessante, e adoro essa capa, adorei sua resenha e já estou participando do top, não vou perder a oportunidade de ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Acho que qualquer apaixonado por livros adoraria ler um livro que se passa em um livraria! Parece ser muito interessante e divertida a história, estou louca para lê-lo! Já vi muita gente falando bem.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me chamou atenção pelo título, qualquer amante da leitura se sente tentado a saber pelo menos do que se trata o enredo desse livro. Gosto quando leio uma resenha dizendo que o enredo é original, ultimamente é muito difícil ler livros com tramas diferentes, que saem dos clichês. Esse foi um dos motivos que me deixou com mais vontade de ler sobre a história.

    ResponderExcluir
  6. Um livro leve e com humor e um pegada de mistério, para quem é fã e apaixonado por livros deve ser demais poder ler um que fala justamente sobre eles, acompanhando o protagonista querendo descobrir os segredos que a biblioteca esconde, já simpatizei com Clay e Mr. Penumbra, parecem ser aqueles personagens que nos cativam e nos marcam, ainda bem que o autor soube inovar nessa história e a conduzir bem, quando tiver a oportunidade de ler irei olhar o enredo com mais carinho, a capa é demais, um ótimo trabalho da Novo Conceito, deve ser mais bonita pessoalmente.

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que falam de leitores, apesar do tema meio batido a historia foi inovadora, me surpreendeu!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo