quinta-feira, 16 de outubro de 2014

[Resenha] Um Herói para ela - Lu Piras


"-Eu aprendi uma coisa na minha longa vida errante, Bianca. Não existe final feliz. Existe o Para Sempre. Aconteça o que acontecer, se o que você sente é verdadeiro, não acaba no final"
Antes de começar essa resenha, quero deixar bem claro que não tenho nada contra a autora Lu Piras, muito pelo contrário, a apoiei na publicação de seu primeiro livro (Equinócio) pela editora Dracaena, e admiro demais sua determinação e garra.

Bianca é uma jovem paulista de 20 e poucos anos que se formou em direito e trabalha como " faz-tudo" em um escritório de advocacia ( onde leva e traz documentos, atende a pedidos de seus superiores e de quebra ainda é assediada por seu patrão).
Mesmo se formando em direito, o sonho de Bianca sempre foi outro; Ser roteirista, escrever roteiros para grandes cineastas e ter seu talento reconhecido. Ela nunca foi atrás desse sonho ( aí já começa meu problema com a moça protagonista, mas enfim), sempre se subestimando, acaba mantendo seu talento meio que só para ela. Até que um belo dia, sua mãe ( depois de perceber que ela sai com rapazes demais e que precisa "se encontrar") acaba - por meio de várias tentativas quase fracassadas- a convencendo a enviar uma inscrição à uma famosa escola de roteiristas em NY.
Passados o tempo de análise e espera, a paulista descobre que acabou sendo selecionada, e a partir daí o enredo se desenrola.


Desde o lançamento de Equinócio eu fiquei muito curioso em ler algo de Lu Piras, afinal, todo mundo falava tão bem e o livro parecia tão bom, e acabou que até hoje não o li. 
Aconteceu que quando esse New Adult, publicado pela editora Novo Conceito foi anunciado, minhas expectativas foram lá pra cima, uma pena que elas não foram atingidas e muito menos superadas.

Lu Piras apresenta a personagem e todo o enredo através de uma narração em terceira pessoa que consegue ser pessoal e impessoal ao mesmo tempo, muito descritiva e que cansa muito rápido, não prendeu minha atenção praticamente em nenhum momento.


Os diálogos são robóticos e muito artificiais, fazendo a estória soar falsa e intangível ( claro que é ficção, mas como a Andy do Mon Petit Poison diz : "Você pode inventar a história mais maluca do universo, e se me convencer, eu pego na tua mão e sigo junto").
Outro prono em relação aos diálogos que me deixou bastante confuso foram os idiomas, afinal, a estória estava se passando em inglês, espanhol ou italiano? ( totalmente dispensável os trechos em outras línguas na fala dos personagens)

O modo como todos os capítulos terminavam me incomodou também, sempre de uma maneira do tipo "Mas será que Bianca conseguirá realizar tal coisa? Ou será que não?" ( só um exemplo mesmo), a sensação que eu tinha era de estar assistindo a comerciais da sessão da tarde


A protagonista também foi algo que me desagradou bastante. Ela é totalmente insegura, e suas ações não condizem com a personalidade apresentada pela autora. Ao tentar passar uma garota sonhadora ( do tipo que acredita em príncipes chegando em cavalos), Lu Piras acabou apresentando aqui uma protagonista fútil e estranha que acaba naqueles mesmos dilemas clichês de romances com anti-heróis.

Por falar na protagonista, os personagens do livro foram algo que me desagradou bastante, eles são rasos, e alguns totalmente desnecessários. Sem falar nas roommates de Bianca, Mônica, por exemplo, no terceiro dia que conhecia Bianca já se sentia íntima o bastante para falar coisas do tipo "não pode haver segredos entre nós", tipo (?????????????). Paul é insignificante e não foi suficiente nem para formar um triângulo amoroso e Salvatore é um anti-herói típico ( o problema é que não tem carisma, e nem me convenceu).

Os estereótipos também me chamaram atenção; ESTÃO EM TODA PARTE ( nos imigrantes que aparecem na estória, nos personagens, não ações da mocinha, tudo segue esse padrão já estabelecido há muito tempo).


Por último, a autora ainda tentou incluir um pouco de ação na trama, provavelmente pra tentar prender o leitor até o fim. Não funcionou. Não foi suficiente pra me convencer.

Mesmo que eu não tenha gostado nada da narrativa desse livro, devo admitir que as cenas que envolvem sexo foram muito elaboradas e fugiram da vulgaridade, enquanto há uma infinidade de quotes belíssimos.

A editora Novo Conceito fez um trabalho muito bacana nesse livro; a capa é linda, e a diagramação tem detalhes especiais.

Por fim, eu não curti nada. Fui com muitas expectativas e elas, infelizmente, não foram cumpridas, o que é uma pena, já que sinto que a Lu tinha um cenário incrível pra trabalhar.
Ainda espero ler os outros livros da autora, e espero gostar!


Sinopse
Bianca sempre quis ser roteirista de cinema. Para realizar seu sonho, ela sai do Brasil para estudar na famosa New York Film Academy. Em meio às emoções da nova vida na Big Apple, um rapaz misterioso acaba salvando a vida de Bianca em duas situações diferentes. Tudo o que ela sabe é que o seu herói tem no braço uma misteriosa tatuagem. Sem pistas sobre o seu protetor, ela é convidada para um show da banda The Masquerades, cujos componentes escondem os rostos atrás de máscaras. Uma rosa branca cai sobre o seu colo, arremessada pelo vocalista. Decidida a desvendar a identidade do mascarado, Bianca invade o camarim da banda. A surpresa que a aguarda por trás daquela porta poderá mudar o seu destino. Uma história cheia de humor e romance,

Então pessoal, espero que tenham gostado da resenha.
Qualquer coisa estou no @LanaMinhaEstante
Um Abraço, 

14 comentários:

  1. Nossa!
    Seu post ficou lindo!
    Fiquei com muita vontade de ler!

    Ah! Tá rolando promoção valendo um exemplar de "A Culpa é das Estrelas"
    Passa lá
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem uma capa encantadora. Adorei os tons de rosa usado na capa, NY abaixo do título... é uma pena que o enredo não te convenceu. A história não é lá muito original, mas poderia ser desenvolvida melhor, a ponto de se tornar um livro bom. Talvez se a autora tivesse investido mais nas personalidades das personagens, tudo teria fica um pouco mais interessante, né? O post ficou lindo, sou louca por fotografias e adorei as escolhidas.
    Você poderia ter colocado os quotes que gostou. :T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, tudo certo?
      Também adorei a capa, e concordo quando você diz que a autora devia ter trabalhado mais a personalidade dos personagens.
      Fiz o Quote Time desse livro, pode conferir!

      Excluir
  4. A capa é muito bonita, pena que o conteúdo não convence tanto, tenho uma forte resistência com romances e ainda quando eles parecem robotizados é pior ainda, não conheço a escrita da autora, mas pelos comentários acredito que não gostarei, não gosto de protagonistas que não tenham personalidade forte e muito menos sem que essa seja bem desenvolvida, essa leitura será muito difícil de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, esse livro foi realmente uma decepção, odeio quando os personagens são robóticos.
      Eu adoro romances, mas quando eles são bem trabalhados.

      Excluir
  5. HAHAHAHAHAH

    Ai João, concordo em várias partes com você também. Não acredito que a Bianca tenha se tornado fútil, mas ela não tem carisma para ser uma protagonista. Já o Salvatore tinha tudo para ser um belo personagem, mas foi desandando no meio do caminho. Enfim, concordamos em vários pontos.

    Beijos,

    Raphaela
    Equalize da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha!!
      Eu li sua resenha também, e tu nem sabe como fiquei aliviado de não ter sido o único a não ter gostado, HAHAHA.

      Beijos

      Excluir
  6. Bom, não tinha ouvido falar dessa autora antes desse livro, e pra mim parecia ser no mínimo bom, mas pela sua resenha qualquer expectativa que eu tinha quanto a ele foram a zero. Acho que a autora até pensou em uma boa história, mas na hora de pôr no papel nem tudo saiu como planejado, o que é uma pena. É um livro que eu definitivamente não leria, a menos que o ganhasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo certo ?
      Quem sabe você goste, mas pra mim realmente não rolou.

      Excluir
  7. Eu tinha muitas expectativas a respeito desse livro. Achei a capa linda e a sinopse também me interessou. É uma pena que a história não agrade tanto assim, que os personagens não cativem, nem convençam os leitores. Parece que a autora tinha uma boa história, mas não soube aproveitá-la. Acho que não lerei esse.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu estava pensando em ler esse livro, mas com sua resenha me desinteressei, pelo jeito ele só foi feito pra encher linguiça. Que pena :/

    ResponderExcluir
  9. Confesso que achei o livro meio fraquinho quando li.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo