quinta-feira, 13 de novembro de 2014

[Resenha] O Resgate - Nicholas Sparks


A juventude traz a promessa de felicidade, mas a vida traz a realidade do sofrimento


Vocês conhecem o Sparks, né? Se nunca leu nenhum livro dele, já deve pelo menos ter visto um dos filmes, certo?

Se você não conhece ele, pode dar uma olhada nesse post aqui ( link do post sobre o sparks), onde contei um pouco da história dele, mas só pra dar aquela inteirada em vocês, ele é um dos maiores autores de romance que existe atualmente, e já teve mais de oito filmes adaptados pro cinema ( incluindo A Última Musica, Diário de Uma Paixão, Um Homem de sorte, etc.)

Então, o Sparks já escreveu mais de 17 titulos, e com isso acabou ficando muito experiente em conseguir transmitir emoções de uma forma muito real, além da habilidade de conseguir pegar qualquer detalhe - mesmo que pequeno- da vida cotidiana e transformar em um best-seller ( to aceitando uma habilidade assim, alguém mais?). Isso de desenvolver grandes textos a partir de inspirações pequenas ou de rápidos lampejos de inspiração é uma coisa bem complicada, e com esses quase 20 anos de experiencia é uma coisa que ele acabou dominando.

Dessa vez temos uma mãe preocupada com os problemas auditivos do filho que cria sozinha, sua angústia em não ter perspectivas do futuro, um acidente de carro, e um herói com monstros pessoais que não consegue enfrentar.

A história se desenrola assim:

Denise está sozinha no mundo, além de seu filho todos os seus parentes faleceram e depois de gastar a herança deixada por sua mãe ( não de forma desnecessária, é importante ressaltar) ela se vê obrigada a se mudar para uma casa antiga, na cidade sulista Edenton, onde arruma um emprego de meio período como garçonete enquanto usa o restante de seu tempo para treinar com seu filho, que tem problemas em se comunicar ( algo como uma dislexia do som).



Ao voltar com seu filho de uma consulta médica, Denise acaba se vendo em meio a uma tempestade, e perto de casa acaba sofrendo um acidente terrível. Ao ser acordada por Taylor, que é um dos bombeiros voluntários da cidade, descobre que seu filho, Kyle, fugiu do carro e está perdido no pântano.
Taylor mobiliza uma busca desenfreada em busca do filho de Denise, e a partir daí, um romance começa a se desenrolar entre os dois.

Talvez um problema em se ter mais de dezessete livros nas livrarias, é que uma hora ou outra, as formulas podem se repetir, a leitura pode acabar sendo repetitiva, então embora "O Resgate" tenha alguns elementos novos e interessantes, a fórmula Casal se conhecendo em situação fora do comum + história triste de ambos os lados + problemas do cara com o passado já se tornou clichê e esperada, e eu queria, pelo menos dessa vez, ser surpreendido pelo Sparks

A narração é em terceira pessoa, e vaga por vários núcleos da cidade onde a história se ambienta, e mesmo não sendo narrada pelos próprios personagens a narração não deixa de ser pessoal. As descrições do Sparks são bem melosas, então se você não gosta de livros muito "apaixonantes" esse também não é pra você.

Denise é uma personagem que mesmo tendo qualidades, o autor faz questão de focar nos defeitos, então por mais que ela seja guerreira, as fraquezas dela são o que ganham destaque e isso me incomodou um pouco. Taylor é a personificação de todos os protagonistas masculinos de Nicholas, então nada de novo. basicamente um homem apaixonante que esconde segredos profundos sobre seu passado. O pequeno Kyle se tornou meu personagem favorito, mesmo que depois da página 200 tenha sido meio que "ignorado" pelo autor. O problema de Kyle era um tópico bem interessante, e o autor acabou não explorando o máximo disso.

Por fim, o livro de Sparks não é ruim, mas infelizmente mais do mesmo. A narração do autor segue o mesmo padrão, tem qualidade, mas não inovação, uma pena (?). Mas cá entre nós, é bom ler Sparks, não é?

Título: O Resgate
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
N° de páginas: 316
Sinopse: Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos. 

1 comentários:

  1. Não tem como não ler Nicholas Sparks é uma leitura que simplesmente flui.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo