sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

[Vai Saber] Sobre escrever e enlouquecer

Que os autores ( pelo menos a maioria) são pessoas mega sensitivas a gente já sabe, né? Mas, o que acontece quando a linha tênue entre ficção e realidade é quebrada? Por incrível que pareça, grandes nomes da literatura sofreram de graves casos de doenças psiquiátricas. Enquanto escreviam suas obras épicas, tinham dificuldade de viver na realidade. Coisa louca né?

Aí que eu me dei conta de tudo isso e resolvi pesquisar nomes conhecidos que infelizmente foram vítimas de doenças gravíssimas. Tá tudo nessa lista aqui em baixo:

Edgar Allan Poe

 SIM. O primeiro rei do terror, pai do medinho dos leitores.  Pra quem não sabe, Poe tinha problema com bebidas, além disso, algumas cartas que ele deixou antes da morte revelavam sua luta contra pensamentos suicidas. Com base nessas mesmas cartas, especulá-se que ele também era maníaco-depressivo, algo que nos dias de hoje equivale ao transtorno bipolar.

Dizem que ele vislumbrou a a conexão entre criatividade e doença mental, ele escreveu:

"Homens me chamaram de louco; mas a questão ainda não está definida, se loucura é ou não é a sublime inteligência -- se muito disso é glorioso -- se tudo isso é profundo -- não emerge da doença ou do pensamento -- dos humores da mente exaltada às expensas do intelecto geral

Vale lembrar que até hoje não se sabem as causas exatas de sua morte, aos 40 anos.
Fonte: ciencia.hsw.uol.com.br

Franz Kafka


Só queria dizer que essa foto me assusta, mas enfim...
O Autor de "A Metamorfose" também sofria de transtornos psiquiátricos. Durante a adolescência foi diagnosticado com esquizofrenia, o que o assustava. Ainda pra piorar, ele fazia uso de drogas como LSD. Diz-se inclusive que um  de seus romances só existe por conta de suas chapaceiras e alucinações.  Durante sua vida ele também sofreu com vários colapsos nervosos. O incrível de tudo isso, é que nada o impediu de ser um dos maiores mestres da literatura que influenciou e influencia autores e leitores até hoje.  
Fonte: listasliterárias.blogspot.com

Coisa louca, né? 

Espero que tenham gostado do post de hoje e não esqueçam de me falar o que acharam nos comentários aqui em baixo.

A gente se vê!

5 comentários:

  1. João, a foto do Kafka também me assusta '-' Na boa, a foto dele me lembrou tipo aqueles quadros antigos com fotos/pinturas de vampiros que aparecem nos filmes kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi! Achei o post interessante e também curioso, nunca tinha chegado a me perguntar sobre os transtornos de alguns escritores conhecidos. É certo que a alma de um escritor é sensível e eles costumam ver tudo com intensidade, mas nunca reparei nesses casos de doenças psiquiátricas. Amei esse post, peço para que traga mais um pouquinho de curiosidades sobre autores.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente a gente pouco se pergunta como é (ou era) a vida dos nossos autores preferidos né?
    Acabamos apenas nos apegando apenas nas suas obras e pouco reparamos no que está por trás de tudo.
    Amei o post *-*

    ResponderExcluir
  4. A foto do Kafka é macabra, convenhamos. kkkkkkk Adorei saber um pouco mais sobre os dois atores. Sou fã da obra do Poe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acompanho The Following e na primeira temporada a trama foi quase que totalmente sobre Poe e sua obra... por obra, quero dizer aqueles textos medonhos! De lá pra cá, não consigo mais olhar qlqr foto desse homem ou ouvir qlqr texto/poema sem sentir medo... e lendo o seu texto, sempre soube que o meu medo não era injustificado hahahahahahahaha

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo