quarta-feira, 18 de março de 2015

[Resenha] Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo - Benjamin Alire Saenz


 

"Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa"


Aristóteles é triste. Não é uma questão de estar ou ter ficado triste, ele é melancólico, fechado e enquanto anseia em saber da vida e dos sentimentos de outras pessoas, enterra os próprios sentimentos sob uma camada de indiferença tão espessa que impede ele mesmo de ver a vida e principalmente, viver. Ter quinze anos para ele é uma tragédia, e o universo masculino é algo completamente dispensável.

No verão, Aristóteles conhece Dante, seu oposto. Dante é alegre, receptivo, e carrega consigo uma energia encantadora. Ensina Aristóteles a nadar, e além disso, o ajuda a descobrir os segredos do universo.

A narração em primeira pessoa de Aristóteles transmite suas emoções conflitantes e sentimentos neutros, é interessante acompanhar a mudança em Ari com o aparecimento de Dante em sua vida. O personagem cresce durante o livro, não perde a essência, mas muda.

Benjamin Alire Saenz conseguiu fazer com que a narração em primeira pessoa não se limitasse. Através dela é possível explorar todos os personagens, que nem são muitos, mas que foram suficientes. A narrativa de Ari é sucinta, mas não deixa de passar bastante emoção e transmitir seus sentimentos.

Tudo acontece com muita calma, o livro tem um ritmo lento mas progressivo. As coisas vão acontecendo aos poucos, e todo o arco dos personagens se desenvolve com bastante clareza. O autor foi firme na escrita, direcionando o leitor exatamente para onde ele queria focar: os sentimentos de Aristóteles.

A abordagem de assuntos rotineiros da adolescência mas que são tratados como tabus atualmente é feita com naturalidade. Drogas e sexo foram retratadas naturalmente, sem grandes alardes mas com importância.

O romance é com certeza o mais trabalhado que já li. Ele é desenvolvido de forma singela e inocente, quase não dá abertura para o leitor imaginar de fato que algo está acontecendo. A narração confusa e angustiada de Ari demonstra muito bem como é possível ignorar um amor.

Não tenho muito a falar sobre a edição, já que li o ebook em inglês, mas posso dizer que não gostei muito do pouco da tradução que vi.

Minha opinião? Não só todo adolescente mas também todos os pais deveriam ler esse livro. Por mais que a solução final tenha me parecido um pouco superficial, no decorrer da estória questões importantes dos sentimentos adolescentes são exploradas, o que pode fazer com o que os jovens se identifiquem e com que os pais os compreendam.

Fazia muito tempo que um livro não mexia tanto comigo. Me senti próximo dos personagens, senti as dores deles e vibrei a cada nova descoberta. Entrou para os favoritos do ano e da vida. Com certeza vai ser um daqueles livros que a gente nunca esquece.

Sinopse:
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

5 comentários:

  1. Olá, João.
    Quando li a sinopse desse livro, na época do lançamento, até fiquei curiosa e com vontade de ler. O tempo foi passando e comecei a ler várias resenhas sobre ele, no final acabei desistindo. Não que eu ache que o livro não é bom, mas percebi que não tem a ver comigo! Tenho a sensação que não será um livro que eu vou gostar, então deixei para lá! Mas achei bacana saber que para você foi uma leitura tão boa!
    beijos
    Camis - Blog Leitora Compulsiva​

    ResponderExcluir
  2. Confesso: tive dúvidas quando o livro surgiu "Será que é sobre matemática? Física?" hahahahahahaha Mas fui pega por essa capa linda pq eu sou aquela que compra livros pela capa ♥
    Na maior da leitura, tive receios e essa a baixa estima de Ari é uma coisa pesada, tanto que tive de ler um livro bem água com açúcar, fofinho, como uma "sessão de descarrego" hahahahaha
    Sua resenha está perfeita e a única palavra que pode descrever o livro é "belíssimo"... parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do livro, mas achei durante a narrativa que ou a autora estava mto prafrentex (lembrar que o livro se passa em 1960/70 e mtas coisas ali não eram tão abertas assim como hj) e o final clichê e meio superficial me desanimaram um pouco, mas recomendo a leitura, vale para entender um pouco dos gostos e desejos da adolescência.

    Andy_Mon Petit Poison



    Mon Petit Poison @MPPoison
    POISON BOOKS - A Rainha Exilada (Cinda Willams Chima) bit.ly/1NYiwBL

    ResponderExcluir
  4. Esse livro numa me atraiu muito, por mais que eu adore Dante. Algumas pessoas falaram bem, mas tenho a impressão de que não me agradaria. Pode ser que eu esteja errada. Vai que um dia descubro isso, né? Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  5. Adoro romances e o livro Aristoteles e Dantes parece ter uma história bem bonita.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo