sábado, 18 de abril de 2015

[Vai saber] Sebo de E-books?


A gente conhece a Holanda como um país super desenvolvido e com várias coisas legalizadas que aqui ainda estão longe até de serem discutidas, certo? E se eu te contar que foi inaugurada por lá uma plataforma onde é possível comprar e-books usados? Parece inusitado, mas é isso que a plataforma Tom Kabinet oferece.

Com o conceito de " Um e-book é apenas um arquivo, por quê guardá-lo?" ( que, se formos parar pra pensar, faz muito sentido, né?!) eles explicam como funciona: Você se cadastra, procura o livro e fala o quanto quer pagar por ele. Assim que algum vendedor colocá-lo naquele preço, o site te comunica e você compra o compra.

Para os vendedores, o site afirma que o cadastro é super fácil e que depois de registrado o e-book é vendido normalmente em 2 ou 3 dias e o dinheiro já é automaticamente depositado na conta do usuário.

Assim que a plataforma foi lançada ( em Junho do ano passado) algumas editoras Holandesas entraram na Justiça contra o Tom Kabinet alegando que a pirataria seria disseminada bem mais facilmente. A loja teve uma vitória parcial e voltou ao trabalho não faz muito tempo.

Além disso, o site começou há algum tempo a vender ebooks novos, mas com preços bem reduzidos. 

Para as editoras o site diz que as melhores ideias vem sob pressão e que agora é 100% garantido que o site só vende e-books originais. Para os autores ele pergunta "Não aprendemos com a indústria da música? Se você limita a oferta digital e mantém o preço alto, vai consequentemente abrir espaço para a pirataria e/ou poucas vendas" então, a loja se compromete a ceder 0,50 centavos de euro para o autor de cada livro re-vendido no site ( o que é aceitável considerando que os e-books serão vendidos por valores que vão normalmente de 3 à 5 euros).

Você pode acessar o site por aqui, mas pelo o que sei só está disponível para holandeses.

O que acharam do Tom Kabinet? Acham a iniciativa válida ou acreditam que desvalorizam o e-book? Deixe sua opinião aqui em baixo!

A gente se vê ;)

*Se for reblogar ou mencionar algo daqui, não esqueça de especificar a fonte!

4 comentários:

  1. Eu adorei a ideia de vender e-books usados, pois fazem com que a leitura se espalhem gradativamente. Mas também depende do ponto de vista, pois, como o e-book voltou com um preço bem reduzido (E-books já tem os preços reduzidos), as editoras acabam se prejudicando! Mas, para mim, é uma ótima ideia!

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa é válida e para quem tem o hábito de ler e-books, deve valer a pena demais. Eu queria conseguir ler assim, mas sempre acabo com dor de cabeça, então só leio livros físicos. Mas a ideia é genial.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal pra quem gosta. Ainda prefiro leitura à moda antiga rs.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente?? AMEEEEI A INICIATIVA!!
    Eu compro (poucos), mas compro e-books sim!
    Na hora da ansiedade (como foi com A Herdeira kk), eu compro a partir da 1hr da manhã do dia do lançamento!
    Amo! kkk
    Claro, que tem e-books mais caros que os livros físicos.
    Ano passado pagay mais de 30 reais nuns e-books da Marina Carvalho, e esse ano achei os livros físicos dela (que são ótimos por sinal), por menos de 15,00!!! No sebo kkk
    Geeente, é uma loucura, mas acho que vale a pena, qndo o físico tá mto caro ou qndo estamos ansiosos para ler!
    bjoos

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo