quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Voo de Icarus - Stevan Lutz

Título: O Vôo de ICarus - Até onde nossa mente pode nos levar?
Autor: Estevan Lutz
Editora: Novo Século
Páginas: 239
Sinopse:

Num futuro próximo, na cidade marítima de Agartha, a vida do jovemIcarus oscila entre dois vícios: a realidade virtual e uma droga alucinógena denominada nirvana.Em busca de tratamento médico, ele acaba se tornando voluntário para a experimentação de um avançado medicamento baseado na nanotecnologia, oSinaptek, o qual, posteriormente, lhe causa uma extraordinária reação adversa: a projeção de sua consciência, o que lhe permite viajar por diversos lugares do planeta e para outros mundos, empreendendo uma jornada do centro do universo ao centro da  inconsciência humana.


Cada um cria a sua própria realidade




Um futuro próximo (década de 70,2070), cidade Marítima de Agartha. Icarus é nosso protagonista. Ele trabalha em uma empresa de desenvolvimento tecnológico de games de imersão virtual, pelos quais
é viciado. Para amenizar as dores e poder aumentar as horas de jogo, é usuário de uma droga proibida denominada Nirvana. Logicamente, essa mistura ( horas e mais horas de jogo + Uso de Nirvana) começa a fazer muito mal para sua saúde e inclusive para seu trabalho.

Buscando uma melhora necessária ( tanto para sua vida pessoal, quando para a profissional), Icarus segue conselho de sua amiga Ceres e procura Doutor Voga, que lhe indica um tratamento rápido e teoricamente eficiente, o Sinaptek, que atua por meio de nano robôs que se infiltram no cérebro. A princípio Icarus reluta em aceitar tal tratamento, mas logo depois se vê ansioso e com esperanças volumosas quanto a sua recuperação.

No dia seguinte, Icarus se sente melhor que nunca, disposto, e totalmente revigorado. Até que uma dose grande de Nirvana é acidentalmente ingerida por ele, e a partir daí, a vida Icarus muda completamente.

É um livro diferente, isso a própria sinopse é capaz de nos informar, e no decorrer de seu desenvolvimento podemos perceber ainda maiores diferenciais no conteúdo e enredo.Não há romance, ou melhor, talvez haja, mas não nos é passado pela narração pessoal em primeira pessoa. Só esse fato já é capaz de chamar a atenção do leitor, afinal, do que é constituída a literatura atual se não de romances? esse é outro fato que difere o livro de outros livros virais lançados atualmente.

Quanto ao desenvolvimento, o livro é pequeno e instigante, e justamente por ser pequeno o leitor lê com animação, procurando um final satisfatório, e é aí que o problema se encontra, o livro é tão diferente, tão gostoso de ler, que ao chegar ao final, toda a animação que é inflada durante todo o desenvolvimento, acaba caindo. Mas como é o final que não é satisfatório, isso não atrapalha a leitura.

Por fim, a primeira obra completamente composta por Estevan Lutz (que ja escreveu para outras antologias) é boa. Poderia ter sido melhor? talvez, com um final diferente, ou mais satisfatório.  Mas é um livro bacana, ágil e rápido.

9 comentários:

  1. Passando aki pra dizer que te indiquei um meme!
    http://manolasleitoras.blogspot.com.br/2013/02/meme-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que a literatura brasileira está crescendo e ganhando qualidade!

    Adores sua resenha

    Abraço
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, e fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Abrço

      Excluir
  3. Pela capa seria um livro que não iria ler, achei a capa feia.
    Mas João sua resenha me fez gostar do livro, ele parece ser muito bom e essa coisa de drogas alucinógenas deixa mais interessante ainda.


    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Helana, ja disse que adoro quando você vem aqui? rsrs

      Fico feliz que tenha se interessado, vale a pena@

      Beijos

      Excluir
  4. Nossa, esse livro parece bom mesmo, e está no selo de Novos Talentos, e isto já me dá pontos a mais com ele. Mais um na lista de desejos, neah...? Paospoapso' Sim, sim.

    ResponderExcluir
  5. A premissa é ótima, eu gosto muito de livros assim e me lembrou muito os livros de Robin Cook, que é o meu escritor favorito na categoria thriller médico. Eu só acho que poderiam ter caprichado um pouco mais na capa.
    Vou incluir esse livro em minha lista de desejados.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro do qual eu não tinha conhecimento. Achei a trama bem intrigante. Parece ser bem interessante.
    Esses thriller medicos são ótimos. Vai pra minha lista de desejados.
    Otima resenha!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo