quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Viagem ao centro da terra - Júlio Verne

Título: Viagem ao centro da terra
Autor: Júlio Verne
Editora: Martin Claret
Nº de páginas: 214
Sinopse:
Após decifrarem um código oculto em misteriosas inscrições rúnicas, o professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel embarcam numa jornada que homem algum ousaria trilhar. Em meio a sua descida rumo ao centro da Terra, os dois aventureiros enfrentam a fúria de rios subterrâneos, deparam-se com insetos e cogumelos gigantes e com estranhos fenômenos físicos, além de encontrarem resquícios de um mundo pré-histórico e desconhecido que sobreviveu ao tempo.




Resenha:

Todo mundo já ouviu falar em Júlio Verne, seja pela versão de seu filme com Josh Hutcherson  no papel principal ( que é uma versão "infanto~moderno~exagerada"), ou seja pelos seus professores que falam nas aulas de Português e/ou literatura.
A Questão é, Júlio Verne, assim como tantos outros grandes autores clássicos, é tratado como um autor inacessível, e acho que é isso que faz muitas pessoas desistirem de ler suas obras. Mas lendo, não foi o que encontrei.



 (Viagem ao centro da terra, 2008, PlayArte pictures)

    Lindenbrock, é um professor universitário extremamente excêntrico( característica que faz o personagem se ligar ao leitor) que junto com seu sobrinho Axel ( personagem de humor sarcástico e tiradas incríveis) desvendam um mistério escondido nas palavras de um antigo livro.
A partir daí, uma aventura incrível e completamente insana para o Centro da Terra tem inicio.
Para ajudá-los, Hans ( personagem heroico e de poucas palavras) entra em cena, e então,  as aventuras e situações extraordinárias têm inicio.

   É um livro curto (214 páginas), direto, sem rodeios, como uma verdadeira ficção tem que ser. Não pensem que por ser assim, é um livro crú, frio, não é, pois ao mesmo tempo que escreve com agilidade e competência incríveis, Verne nos faz criar empatias por seus personagens.

  Outra coisa que conta, e muito, durante a leitura de um clássico estrangeiro é sua tradução, que aqui nessa versão é de uma qualidade digna de aplausos( fora alguns erros toscos de revisão).
Algo que me incomodou levemente foi o fato de que algumas citações em latim, não são traduzidas, deixando o leitor com uma interrogação na cabeça. Convenhamos que uma nota de rodapé não é nenhum grande desafio diagramático.


O Bacana é que, você não pode dizer que é clichê, por que afinal, foi Júlio Verne, o próprio, o Pai da ficção científica.
                                                                   (Júlio super simpático)
Então, não importa a quantidade de livros que você tenha lido, ou então a quantidade de filmes que tenha assistido, esse foi o primeiro, e acredite, esse formato era inédito na data de sua publicação.

Ok, mas qual o motive daquele discurso no começo da resenha? 


Pelo simples fato de que isso não é verdade, eu mesmo me senti receoso quando a leitura, achei que encontraria dificuldades, mas longe disso. A estória tem sim, nomes científicos complicados, mas isso só deixa tudo ainda mais bacana. Então, você, que tem aquele pé atrás com ss clássicos, leia-os, e eu afirmo, você vai se surpreender.


Por fim, foi um livro em que aprendi muito, sim, pois pude ver o início de um de meus gêneros literários favoritos.Leia, afinal, "Viagem ao Centro da Terra" é uma obra que precisa ser lida.

10 comentários:

  1. Eu morro de vontade de ler esse, mas e a coragem de pegar em um clássico? Ultimamente anda escassa, ainda mais com tanta coisa na estante me aguardando. Fico feliz quando alguém lê o clássico e curte.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, a maioria das pessoas pensa que tem que ter garra pra ler um clássico né? rsrs
      Mas não é bem assim, têm muitos clássicos que detonam com os livros de hoje, rsrsr

      Acho que você iria gostar :)

      Beijos

      Excluir
  2. Eu só conheço o autor pelo nome, mas nunca me arrisquei em uma leitura. Acho que realmente temos certos preconceitos descabidos. Leitura difícil, muito antigo, e outras coisas do gênero.
    E realmente, clichê é a última palavra que pode descrever a obra. Quem sabe um dia não leio alguma coisa do Verne!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente.

      Mas o que é divertido nesse clássico, é que ele não é difícil ou então, de compreensão complicada.

      Aposto, que quase todo mundo iria gostar de Verne


      Beijos

      Excluir
  3. Eu vi o filme, e via ele todos os dias, mas ai ele sumiu e até hoje eu não achei D:
    Eu realmente fiquei interessada. Já que eu vi o filme e ele era muito bom, e como os livros são sempre melhores que os filmes, quem sabe eu até leve ele para casa quando for na próxima livraria, pelo menos posso colocar na lista de desejos, Poaspospaopa'

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li o livro e nem vi o filme. Mas tenho muita vontade, acho a história bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro. Vi o filme e amei, mas acho a premissa fantástica.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já vi o filme e gostei bastante, mas o livro deve ser fantástico.
    Quando eu ter uma chance vou ler!

    ResponderExcluir
  7. Julio Verne faz parte daqueles classicos que não são devidamente reconhecidos. É só falar em clássico que o povo de afasta. Mas, é interessante ver o inicio de tudo. Como você disse na resenha, para aquela época era tudo novo e o cara é pai da ficção cientifica.
    Muito bom ver que tem pessoas que incentivam o conhecimento dos clássicos mundiais.
    Parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o filme, mas não sabia que tinha o livro. Vou comprar AGORA!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo