quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A pior das piores


Aposto que navegando pela blogosfera literária vocês já devem ter visto pelo menos uma vez o termo "Ressaca Literária", não é verdade?
Nesse post vou explicar um pouco sobre ela, e também falar  sobre a minha experiência com essa praga. 

Pra quem não sabe o que é ressaca, é aquele "efeito rebote" que a bebida causa no dia seguinte em quem bebeu demais ( não que eu saiba muito a respeito, claro).
A partir daí já da de ter uma ideia sobre o que é essa tal de "Ressaca literária" né?
Acontece normalmente depois que você lê um livro muito legal e que mexe muito com você, e aí depois você fica naquele sentimento de "perdido no mundo" sabe? Quase um limbo literário? Então, é isso aí.
Ou até depois de um livro muito ruim. Sabe aquele que você só terminou na garra mesmo? Por não querer desistir e que quando acaba parece que correu meia maratona? Esse também pode ser um causador da ressaca literária.

Além desses dois motivos, essa tal ressaca literária poder vir simplesmente do nada ( se bem que aí fica meio sem sentido chamar de ressaca, né?!), pode ser que um dia você acorde e nenhum livro consiga mais chamar sua atenção ( imagina a situação).

A gente pode resumir ela assim :  

"A incapacidade de continuar lendo, depois de ter lido um livro MUITO BOM ou MUITO RUIM, ou simplesmente a falta de concentração"
















E como cura isso João?

Olha, eu realmente não sei como pode funcionar pra vocês. Nas vezes em que aconteceu comigo ( e olha que não foram poucas ) a cura sempre foi achar o livro certo, talvez demore um pouco, e até lá meu caro, sinto lhe informar, mas o negócio é entrar em situação de abstinência dos amigos ( no caso, livros) mesmo, ou então investir em qualquer coisa que tenha páginas e esteja por perto.
Nunca foi o meu caso, mas quem sabe o tempo também possa curar também ( poético).








 No momento estou assim, e olha que já fazem quase dois meses. 
Simplesmente não consigo ler um livro até o final, e não é que eu não goste, eu consigo perceber que o enredo é bom, mas simplesmente lá pela metade não tenho mais paciência pra nada. Já tentei vários  ( O lado mais sombrio, Tipo Destino, Quando eu era Joe, É melhor não saber,O resgate) e essa "Coisa" não sai de mim.
Meu próximo passo será tentar livros menores, com pouco mais de 100 ou 200 páginas.
Já separei dois, que são Colin Fischer e Boneca de Ossos. Espero que agora eu consiga me livrar disso de uma vez por todas.







E você? Já passou por uma ressaca literária?  Como se curou?
Não esquece de escrever um pouco sobre sua experiência com isso aqui em baixo. 

Vou adorar ler sobre as ressacas de vocês!

Qualquer coisa estou no @LanaMinhaEstant.

12 comentários:

  1. Oii, isso aconteceu comigo uma vez quando eu estava lendo A tormenta de Espadas - terceiro volume da saga As cronicas de gelo e fogo. O livro tem muitas mortes, e de muitos personagens que eu adorava, o que me deixou traumatizado, pois estava sempre acostumado com os "mocinhos" se dando bem - mas quem lê os livro de Martin sabe que é totalmente o contrário... Além disso o livro passa das 800 páginas, o que tornou a leitura cansativa. Quando terminei de ler esse, simplesmente não consegui ler mais outro. Eu sempre parava no meio do livro, pois eu já estava cansado ou a leitura estava chata. A solução foi dá um tempo nos livros, vê filmes, estudar, assistir séries ou escutar música, a gente sabe que tudo de mais não é legal. No meu ponto de vista, essa Ressaca Literária cada um tem uma maneira de lidar com ela, não a uma "cura" específica, isso vem de nós, e cada um precisa redescobrir um modo de sair dela.. Espero que vc recupere-se logo da Ressaca João, pois precisamos de suas resenhas... P.S: adorei por vc ter falado desse assunto, pois achava que somente eu tinha...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isaac, fico feliz que tenha gostado do post.
      Concordo que cada um tem seu jeito de superar essa fase, haha.
      Pode ficar tranquilo que as resenhas já estão voltando!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olha isso já aconteceu e muito comigo, por exemplo, depois que eu li a esperança e um dia eu nao conseguia parar pra pensar em mais nada que não fosse ligado aos liros, o final de jogos vorazes eu eguei o livro, deitei no chão da sala e comecei a chorar. um dia foi mais ou menos a mesma coisa. eu lembro que não podia fazer nada a não ser ficar andando de um lado pro outro pela casa lembrando da história. pelo lado ruim no momento etou lendo um livro do qual não estou gostand nenhum pouco, e é exatamente como voce descreveu, parece que estou correndo a maratona. quando eu acabar de ler, pq eu não quero desistor dele agora que eu já to quase acabando, acho que vou dar uma festa e ler livros mais rápios do qual sei que vou gostar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa, tudo certo?
      Sei bem o que você está passando!
      A esperança também me fez muito mal, hahaha, e fiquei um tempão sem saber direito o que fazer depois que terminei a trilogia.

      Boa sorte com esse livro que está lendo!

      Excluir
  3. Oi João, tudo bem?

    Nossa, essa coisa é horrível, né?!
    Também já tive ressaca literária, (e qual leitor que já não teve!? rs) e é muito ruim, você quer ler mas simplesmente não consegue, parece que nenhum livro mais consegue te "trazer de volta".
    Já tive meses em que eu não li nada por causa disso, mas depois de um tempo, em algumas vezes eu me forçava a ler mesmo, e em outras, a vontade reaparecia do nada. haha Vai entender!

    Tenha calma que você vai sair dessa!

    P.S: Adorei os gifs! hehe
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Finalmente a minha passou!! \o/\o/
      Estou voltando ao meu ritmo e super feliz, haha.

      Que bom que você gostou!

      Beijos

      Excluir
  4. Nossa, eu acho que todo mundo já passou por uma ressaca literária, eu me curei lendo um livro leve, que não exigia nada de mim, só para curti mesmo, adorei o texto.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou assim nesse exato momento USAHUAh'

    Minhas piores ressacas foram com: A Dança dos Dragões - Crônicas de Gelo e Fogo/ A Esperança e agora A Escolha :(

    ResponderExcluir
  6. Já passei por algumas ressacas e ainda bem que foram por livros bons, Garota Exemplar e No Escuro por exemplo acabaram com minha vontade de ler outro livro, e o pior é que eu tenho que ler o livro no momento certo também, caso insista em um gênero que eu saiba que não vai funcionar, ou ler dois livros ( que não sejam continuações) do mesmo estilo eles simplesmente irão me fazer desistir.
    Me curei com muita paciência e com um livro mais leve e menor, depois disso voltei aos livros maiores e com histórias mais complexas, fazer o que, as vezes as ressacas são necessárias.

    ResponderExcluir
  7. Esse mal me persegue! Perdi a conta dos dias em que li por mais de 18 horas e fiquei com uma baita dor de cabeça no dia seguinte.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo