quinta-feira, 20 de novembro de 2014

[Crítica] Jogos Vorazes: A Esperança parte 1

Pode conter spoilers dos filmes anteriores

Desde a primeira estréia, em 2012, os filmes de Jogos Vorazes vinham sim, com grande carga emocional e um pouco de conteúdo político, mas tinham grandes sequências de ação. Mesmo com a mudança de diretores entre o primeiro e o segundo filme, a ação foi algo bem marcante em "Em Chamas", onde podíamos ver grandes capturas panorâmicas e sequências de tirar o fôlego.

"A Esperança parte 1" está diferente. No lugar das visões extensas e panorâmicas, temos closes diretos e cenas secas, que focam no sentimental dos personagens principais, mostrando muito bem as fraquezas da protagonista, não há nem, por exemplo, uma visão aérea do Distrito 13, onde os refugiados da guerra estão.

Dessa vez, após conseguir escapar dos jogos pela segunda vez, Katniss se vê em meio a uma revolução que pode mudar Panem completamente, e que mesmo sem saber já fazia parte e além do mais, era parte fundamental. Katniss é o tordo, O símbolo da revolução. A pessoa responsável de carregar a mensagem de revolução pelos distritos.

Com Peeta nas mãos da Capital e após ver tanto sofrimento, Katniss não está em seu melhor momento, e essa demonstração de fraqueza ajudou a construir a imagem forte da protagonista. Gale teve um destaque bem maior nesse filme, e sua participação se tornou fundamental. A presidenta Coin foi um personagem muito bem construído, e a atuação de Julianne Moore estava impecável, foi muito bom.

Jennifer Lawrence continuou mostrando uma performance incrível, e nesse, que é um filme bem mais introspectivo ,conseguiu demonstrar toda a fraqueza, confusão, tristeza e coragem de Katniss. Nas poucas cenas onde Peeta apareceu, achei a atuação de Josh Hutcherson excepcional. 

Uma coisa que senti muita falta nesse filme foi um alívio cômico. Eu sei que é "Jogos Vorazes", e que tem que ser trágico, mas até no filme passado tínhamos Johanna Mason sendo sarcástica, então senti falta de outras coisas assim.

O roteiro talvez pelo fato de o último livro ter sido dividido em dois filmes, explicou as coisas lentamente e fez com que detalhes pequenos tomassem proporções grandiosas. Também achei que algumas coisas não foram muito bem explicadas para o público que não leu os livros, mas talvez essa tenha sido uma escolha da produção para aumentar o público do próximo filme

A trilha sonora está ok, assim como a de "Em Chamas". A melhor pra mim continua sendo a do primeiro filme, que é bem mais expressiva.

Não queria deixar passar em branco o péssimo atendimento da rede Arco Íris Cinemas. A equipe chegou apenas 13:30 quando a fila já estava enorme, o que fez com que as pessoas que quisessem comprar algo na lanchonete perdessem pelo menos 10 minutos de filme. Além de que a qualidade péssima da imagem e do som estourado.

Fiquei muito contente por ver um filme bem mais maduro, o elenco evoluiu muito, e mesmo preferindo o primeiro filme, acho que as mudanças e o amadurecimento que esse apresentou vão ser muito importante para o desfecho da série, ano que vem.

"A esperança parte 1" não é o melhor filme. mas com certeza é o mais maduro da série

--

Agora, cá entre nós, como tributo eu ainda estou meio desmaiado. Saí meio cambaleante e vou levar um tempo pra voltar ao meu normal. 
Vocês não tem noção do quanto eu esperei por isso. Enquanto eu estava assistindo a ficha nem tinha caído ainda.
GENTE, o que foi a cena onde Katniss cantou "A Árvore Forca"? Me arrepiei inteiro.
As partes que eles tiraram dos livros e desenvolveram ficaram incríveis, e também a Effie ter voltado foi lindo.
Claro que analisando mais friamente eu sei que não foi o MELHOOOR filme do ano, mesmo que provavelmente tenha sido o mais lucrativo e com certeza o mais esperado.
Mal posso esperar pelo próximo filme, e nem sei como vou fazer quando os filmes acabarem.




2 comentários:

  1. Costumo brincar que moro no fim do mundo, porque as coisas demoram para acontecer por aqui. Por isto quando estreiou a esperança parte 1, não fiquei muito animada, pois imaginei que o filme chegaria aqui no minimo em um mês e se viesse ainda (pois é as vezes nem chegar, chega).
    Quando minha amiga que também é muito fã da triologia me disse que o filme JÁ estava passando no cinema, quase cai da cadeira! Foi emocionante :)

    ResponderExcluir
  2. Li o livro então fui assistir já com o coração na mão, mesmo assim, gostei do filme e da performance dos atores.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo