sexta-feira, 28 de novembro de 2014

[Resenha] A Máquina de Contar Histórias


Se você ainda não conhece o autor Mauricio Gomyde, sugiro que dê uma pesquisada e se depare com seus outros livros, e sugiro ainda que os leia sem moderação.
Antes de começar a resenha, quero dizer que não conheço no Brasil, hoje, alguém que escreva romances contemporâneos como Mauricio Gomyde, e tenho bastante orgulho de falar que acompanho sua carreira desde 2012 e que não li apenas dois livros dele.

Depois dessa rasgação de seda, podemos dar continuidade com a programação normal, hahaahaha:

Vinicius Becker alcançou o que mais desejava na vida: se tornar famoso e reconhecido através das palavras. Autor reconhecido no Brasil e no mundo todo, o brasileiro viu sua vida se transformar completamente e o sucesso aparecer depois da publicação de seu primeiro livro.
Realizado profissionalmente, Vinicius vê seu mundo cair quando prestes a fazer o lançamento de seu mais novo livro (intensamente aguardado pelos fas, e com versões em várias línguas diferentes) recebe um telefonema que pode mudar todo o futuro de sua família; Sua esposa Viviana faleceu, vitima de leucemia, e pior ainda, ele não estava ao lado da Família nos piores momentos, não ajudou a filha Valentina a segurar a barra enquanto cuidava da mãe à beira da morte, e nem pôde explicar a pequena Vida, de 4 anos, o porquê de sua mãe estar inerte em uma cama.

Ao regressar para casa e para o velório, Vinicius percebe que com a fama e o sucesso que os livros lhe proporcionaram, ele acabou deixando o mais importante pra trás; A família. E depois de ver no computador de sua filha um vídeo gravado por sua esposa falando sobre seus últimos desejos, Vinicius decide sair em busca do amor das filhas e do reconhecimento como pai.

Parece uma coisa meio clichê, não é? um pai que de uma hora pra outra percebe que tem que recuperar o tempo perdido com as filhas. Até que é um assunto muito falado por aí, mas a diferença aqui, está na forma como o autor conduz e narra a história, incluindo elementos e uma roupagem que dão ao enredo uma atmosfera completamente nova.

Como os outros livros do Gomyde, é um livro simples. Divido em três partes e com capítulos pequenos, a narração em terceira pessoa é fácil e simples, sem muitos rodeios mas ao mesmo tempo singela e emocionante.

Os personagens são bem construídos e a história é firme, Vinicius tem bastante profundidade, e saber de onde ele veio e os motivos que o fizeram ser tão obcecado com o sucesso foram um ponto bem positivo pra mim, Valentina é uma boa personagem, porém a achei um porre algumas vezes por ficar trazendo recordações ruins exatamente nos momentos em que o pai estava fazendo de tudo para tentar mudar a situação. A pequena Vida, coitada, pareceu ter uma idade bem inferior a que realmente tinha, mas foi uma personagem fofa.

Há várias coisas nas entrelinhas, e detalhes que me fizeram ficar um tempão pensando mesmo depois que terminei a leitura, como por exemplo o fato de que enquanto Vinicíus se afundava na literatura e ganhava cada vez mais vitalidade, sua esposa afundava cada vez mais na doença e perdia a vida, como os opostos do espelho que Valentina usava como exemplo.

Por ser um livro que se passa em várias cidades e locais completamente diferentes uns dos outros, as descrições teriam que ser algo detalhista mas que não chegassem a ser massantes, e o autor conseguiu isso, a ambientação está maravilhosa.

O trabalho da Editora Novo Conceito está impecável, a diagramação ficou caprichadissíma e a capa linda.

Por fim, "A Máquina de Contar Histórias" é um livro incrível, de uma delicadeza e simplicidade tocantes e que mesmo assim não deixam de ser complexas.

Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 192
Sinopse:  Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

1 comentários:

  1. Nos faz refletir sobre o que abrimos mão para correr atrás dos sonhos e se realmente vale a pena, Muito bom!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo