terça-feira, 11 de novembro de 2014

[Resenha] Se eu ficar - Gayle Forman



Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha


De uns tempos pra cá acredito que todo mundo acabou sabendo pelo menos alguma coisinha sobre esse livro. Se você não lembra, vou dizer que é a base daquele filme que tem o trailer que passava antes de "A Culpa é das Estrelas" com a música Say Something, e que já fazia quase a sala inteira chorar compulsivamente antes mesmo do filme começar. Lembrou? Se ainda não lembrou, vou contar a história pra você.

Mia vive com seus pais e seu irmão mais novo - Teddy- em Oregon, e é apenas mais uma garota comum de 17 anos, mas que diferentemente das outras compartilha com seu namorado uma coisa particular e extremamente pessoal para os dois; A música.

Enquanto ela é violoncelista clássica, seu namorado - Adam- é guitarrista e vocalista da Shooting Star, uma banda de rock local

A vida de Mia mudou para sempre, e ela sabe disso imediatamente quando vê seu próprio corpo sendo retirado dos destroços do carro de seus pais, e tem a certeza quando se vê inerte numa cama de hospital.
Onde estão seus pais? Seu pequeno irmão, Teddy? E quem avisaria Adam, seu namorado?

Enquanto Mia reflete sobre sua atual condição, e sobre a escolha importante que tem que fazer, o leitor é conduzido por uma série de flashbacks; somos apresentados à história de vida de Mia, e ficamos sabendo de suas paixões, seus medos, temores e da relação dela com a família.



Outras Capas
O livro se resume basicamente nisso. Já adianto pra vocês que é uma estória bem simples, um conto na verdade, e a escrita leve e fluída da autora faz com que a leitura seja mais rápida ainda.

Gayle Forman, criou uma forma inteligente pra narrar um livro curto; ela intercepta os capítulos entre uma cena que se passa "atualmente", com Mia e suas indagações sobre seu estado atual e entre flashbacks que normalmente serão usados pra explicar alguma situação que se desenrolou atualmente ou então pra introduzir algum personagem à trama ( essa segunda foi minha favorita).

Não simpatizei muito com a protagonista, acontece que mesmo que ela tenha aquela ligação linda com a música ( logo no começo, já percebemos isso muito bem), do começo ao final Mia só se pergunta a mesma coisa, não evoluiu, não tenta obter respostas, afinal, ela está tendo uma EQM ( experiência de quase morte) e mesmo se preocupando com seu irmão a todo instante, nem se deu o esforço de ir procurar ele ( que por um acaso, ela sabe que está no mesmo hospital).

Quanto aos personagens secundários, posso dizer que gostei muito de Adam, achei seus pensamentos bem interessantes e gostei do fato de ele não ser apenas um par romântico superficial.

Antes de terminar, quero ressaltar o fato de "Se eu ficar" ser um livro lindo, mesmo sendo uma história curta, é um conto de superação e principalmente de amor. A forma como a autora conseguiu mesclar o amor que Mia sentia pela família, por Adam e pela música foi um ponto super positivo e me chamou a atenção logo de cara.

Antes de terminar, queria agradecer pelo kit lindo que a Editora Novo Conceito montou e mandou pros parceiros. Junto com o livro vieram duas caixinhas de lenço ( para secar as lágrimas que o livro causaria, hahaha) e um pote de pipoca personalizado com a capa e frases do livro.

Título: Se eu Ficar
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 224
Sinopse:  Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



3 comentários:

  1. Livros que o personagem não evoluem e ficam se perguntando a msm coisa a toda hora não é legal =/

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON QUICKS - Goste & Tente #3 bit.ly/1v5D7wG

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler A culpa é das estrelas fiquei meio cética com livros mt emotivos. Talvez porque ler é uma ótima escapatória do mundo real,então adentrar em histórias triste com essa finalidade não é mt legal rs

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo