terça-feira, 12 de março de 2013

Nunca Desistir


Alguma vez vocês já se viram pensando nas autoras e em como com o passar do tempo elas avançaram tanto? Hoje em dia é comum ver mulheres escritoras, mas nem sempre foi assim.
 

  As mulheres eram vistas como Dona de casa, nada mais que isso, seus deveres eram o lar e a família. Por mais apaixonadas que fossem por literatura era um pecado pensar em escrever um livro, e se as vissem lendo algo diziam: “Isso não é coisa de mulher, é só perda de tempo”.  




  Muitos livros relatam isso, alguns mais conhecidos que outros. Um exemplo é o Miss Brontë, que conta a história de três irmãs que se passaram por três irmãos, tudo para conseguir dinheiro pra família enquanto fazem algo que gostam muito. Fazem isso por medo de não serem aceitas como escritoras, tais mulheres não eram vistas com a capacidade de criar uma obra que pudesse se tornar famosa. 

  Mas felizmente tudo mudou, o tempo passou e escritoras surgiram e com grande capacidade de surpreender a todos. Conhecemos títulos famosos e nem nos damos conta de que foi uma mulher quem escreveu, deixamos de perceber detalhes tão importantes nos livros. Temos muitos exemplos, como: Sara Gruen (Água pra elefantes), Fern Michaels (Devolver ao remetente), Eleanor H.Porter (Pollyanna moça), Joanne K. Rowling (Saga-Harry potter), Louisa May Alcott (Adoráveis Mulheres), Clarice Lispector (A paixão segundo G.H) e sem deixar de mencionar a ganhadora do Prêmio Nobel da Literatura 2010 com seu primeiro livro publicado, Herta Müller (O Compromisso).


 Temos uma lista de 12 (doze) mulheres que já ganharam o Prêmio Nobel da Literatura, isso prova que não importa se você é homem ou mulher para escrever algo, basta ter imaginação e força de vontade. 


  • Selma Ottilia Lovisa (1909)
  • Grazia Deledda (1927)
  • Sigrid Undset (1928)
  • Pearl Buck (1938)
  • Gabriela Mistral (1945)
  • Nelly Sachs (1966)
  • Nadine Gordimer (1991)
  • Toni Morrison (1993)
  • Wislawa Szymborska (1996)
  • Elfreide Jelinek (2004)
  • Doris Lessing (2007)
  • Herta Müller (2009)


As mulheres ganharam liberdade para escrever sobre qualquer gênero. Um exemplo disso é E.L James, ela superou todas as bairreiras preconceitos ou qualquer outra coisa que possa impedir uma mulher de escreve. Escreveu uma trilogia, livros eróticos.



 "Imagino o quão maravilhoso é escrever algo que provoque desejos nas pessoas, que faça com que elas sonhem e se sintam na história. Creio que todo tipo de autor, seja homem ou mulher, merece o nosso respeito e admiração."










15 comentários:

  1. Verdade, e logo logo eu estarei nesta lista (logo tipo daqui alguns muitos anos) e vou ser conhecida no mundo inteiro por escrever as estórias dos jovens em seus mundos difíceis e cheios de afazeres.
    Eu amo ttoda mulher que escreve, talvez não a E.L.Jammes, mas mesmo assim.
    Beijos, da Meell Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse seu futuro não tão distante se realize. Beijos

      Excluir
  2. Ótimo texto!
    As mulheres cada vez mais superando os homens em muitas áreas, inclusive na literatura. Isso é muito bom, porque as mulheres têm uma sensibilidade, sacadas diferentes das dos homens.

    Palmas para as escritoras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulher querendo ou não é mais perfeccionista, nos dando assim mais detalhes de toda a história. Fazendo com que alguns livros se tornem inesquecíveis.
      Obrigado, abraço

      Excluir
  3. Gostei muito mesmo do post. As mulheres realmente têm conquistado muita coisa com sua perseverança e força, contrariando o que era "pregado" até pouco tempo atrás.
    Não somos melhores, nem piores. Mas todos nós (claro que em graus diferentes) somos dotados de imaginação, potencial e talentos. É saber aproveitar e não desistir quando surgirem os obstáculos.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. Cada um pode fazer algo muito bom independente de ser um livro, só basta tentar.
      Brigado, beijos

      Excluir
  4. Acho até que atualmente temos mais mulheres lendo do que homens, e também na minha lista de livros que tenho a maioria é mulher. Adorei seu post, conheci mais a respeito nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. No meu ponto de vista as mulheres se preocupam mais com um futuro não tão distante, acabam querendo aprender mais, ou seja, encontrando na leitura o conhecimento que elas precisam (creio que alguns homens também sejam assim). Abraços

      Excluir
  5. Será que desde que mulheres podem ler, já existem mais mulheres lendo do que homem.


    AMEI essa postagem, ela foi feita com muito bom gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. É um tema que se tem muito para descobrir e aprender.
      Abraços

      Excluir
  6. Por incrível que pareça a maioria dos meus livros foram escritos por mulheres, por isso sei bem que elas são incrivelmente talentosas. Dos exemplos acima só não concordo com um, no mais, adorei todos eles. Gostei muito da postagem Jess. :)

    Beijos!

    Isabelle
    --
    www.blogmundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente elas estão nos surpreendendo cada dia mais, e o mínimo que podemos fazer é ler (como se isso fosse um sacrifício né? rsr).
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  7. É muito bom ver que estamos quebrando as barreiras. A maioria dos livros que leio hoje são feitos por mulheres.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a literatura deveria ser contra qualquer paradigma.
    Afinal, é um livro, um enredo... vamos pensar no livro e não em quem escreve.
    Mas infelizmente existe quem não lê livros escritos por mulheres.

    ResponderExcluir
  9. É uma grande vitoria para as mulheres poderem ser reconhecidas nessa area. Amo os escritores, mas há algo nas mulheres, uma empatia e sensibilidade tão grande, que podem ser sentidas nos textos, coisa que nem todo escritor consegue. São as mulheres quebrando barreiras.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!
Não esqueça que ofensas, xingamentos e spam são proibidos e serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lá na Minha Estante © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo